Histórico

Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos em Alagoas - SINTECT-AL - foi criado no dia 10 de novembro de 1988 em Assembléia Geral presidida por Lourival dos Santos, então presidente da Associação dos Trabalhadores dos Correios de Alagoas – ASCOR.

Com sede provisória no Edifício Lobão Barreto, sala 405, Rua do Comércio, 436 – Centro, Maceió-AL, o Sintect-AL herdou a linha política e de combatividade da antiga Ascor, que tão bem representou os trabalhadores dos Correios durante o período de transição política no Brasil em toda a década de 1980. Prova disso é o que se estabelece em sua Ata de criação quando se elege a diretoria provisória e dela fazem parte vários diretores da Ascor até a eleição direta da nova diretoria, o que aconteceu no dia 10 de fevereiro de 1989.

A primeira diretoria do Sintect-AL, embora em caráter provisório, era composta pelos seguintes membros:

Presidente: Lourival dos Santos
Vice-presidente: Luiz Carlos Bastos
Secretário Geral: Walmiro Zacarias
Diretor Financeiro: Benedito Nazário
Diretor de Divulgação e Imprensa: Osvaldo Teixeira
Diretor de Formação Sindical: José Hermes da Silva
Diretor de Patrimônio: Luciano Mendonça
SUPLENTES: Edmilson Correia da Silva; Jarbas Bezerra; Gerson Luiz dos Santos; José Gonçalves da Silva; Everaldo Cabral da Silva; José Severo da Silva e José Cláudio dos Santos.
CONSELHO FISCAL: Marcino Costa de Souza; Antonio dos Santos Filho e Talvanes Maurino Lopes.

Vários desses diretores compuseram a nova diretoria do Sintect-AL e ao longo dos anos defenderam de forma combativa os trabalhadores dos Correios em Alagoas honrando os princípios básicos estabelecidos pelas antigas lideranças da Ascor. Como herdeiro natural dos primeiros momentos de luta e da representatividade conquistada pela antiga Associação dos Trabalhadores dos Correios, o Sintect-AL vem historicamente aprofundando o debate sobre a solidariedade e a consciência de classe entre os trabalhadores em Alagoas. Respeitado em todo o país como um importante instrumento de luta na defesa dos interesses da classe trabalhadora, suas diretorias sempre se empenharam em respeitar esse passado de luta aliadas a preocupação constante de renovação de seus quadros de diretores. O Sintect-AL tem como propósito estar sempre fazendo o melhor para seus sindicalizados e para todos os trabalhadores de Correios. E de portas sempre abertas para cada trabalhador vai singrando por entre desafios no sentido de cumprir com o seu papel maior que é o de melhor defender e representar a classe trabalhadora.

Rua Ceará, 206 Prado
57010-350
Maceió - Alagoas