Sintect/AL impetra com ação contra a suspensão das férias

23/03/2017

Conforme já amplamente divulgado, a direção da ECT e seus assessores tomaram mais uma atitude arbitrária na última terça-feira,21/03: suspendeu as férias de todos os trabalhadores, com apenas algumas exceções, de Maio de 2017 a Abril de 2018, com a alegação de "contenção de despesas", se valendo de um artigo da CLT.

A decisão unilateral e equivocada trouxe uma revolta imensa na categoria ecetista no país inteiro. Em Alagoas não foi diferente: diversos trabalhadores indignados com a falta de respeito da empresa disseram ter comprado pacotes de viagens para curtir com a sua família e, de repente, um forasteiro e seus assessores congelam os sonhos de muitos trabalhadores.

São funcionários pais/mães/filhos/esposas/maridos que passam o ano todo com a sobrecarga de trabalho enorme nos Correios, com a falta de funcionários, com a cobrança de metas absurdas e quando chega o momento esperado/planejado das merecidíssimas férias, é cortado o seu direito.

Nem precisamos dizer que foi uma atitude no mínimo irresponsável e imoral da alta cúpula dos Correios. E fora a imoralidade dos altos salários que eles recebem (entre R$ 40.000 e R$ 46.000), ainda tiveram a cara de pau de enviar alguns deles para uma viagem internacional para vários países da Europa como Alemanha, Dinamarca, Inglaterra, Suécia no período de 17 a 26 de Março de 2017. Um verdadeiro "tour de férias" as custas da suspensão das férias da categoria.

Além disso, o próprio presidente Guilherme Campos tirou férias em Janeiro de 2017, ou seja, com menos de 1 ano em que entrou nos Correios, já que a sua posse foi em Junho/2016. Não dá para aceitar tamanha hipocrisia vindo de um forasteiro que não respeita a vida diária dos trabalhadores dos Correios.

Nesse sentido, a Assessoria Jurídica do Sintect/AL já entrou com uma Ação Civil Coletiva no dia de ontem, 22/03, para restabelecer as férias já programadas de todos os trabalhadores, e que a Justiça determine o cancelamento do memorando da ECT, tornando-o nulo. Vamos aguardar que a decisão judicial seja a favor dos trabalhadores, mas de antemão já adiantamos que essa questão jurídica é apenas uma das frentes da nossa batalha.

A Fentect já convocou todos os Sindicatos filiados para um Consin (Conselho dos Sindicatos) para a próxima terça dia 28/03 em Brasília. Alagoas será representada pelo nosso Presidente Altannes Holanda. A outra Federação(Findect) também já solicitou uma reunião com a Fentect, que deverá ocorrer no mesmo dia ou no dia seguinte. O momento requer a UNIÃO de TODOS, para que juntos possamos barrar esse ataque da ECT e os próximos que virão, como o fechamento de agências, e a mensalidade no plano de saúde.

Para acompanhamento da Ação pelos trabalhadores, divulgamos o Processo:

-Número do Processo: 0000345-05.2017.5.19.0005

-Órgão julgador: 5ª Vara do Trabalho de Maceió

-Classe Judicial: Ação Civil Coletiva

Veja nos anexos abaixo:

-Ata do Conselho de Administração da ECT que cita as férias do presidente da ECT,Guilherme Campos, de 09 a 13 de Janeiro de 2017;

-Diário Oficial da União com a viagem de turismo de parte da cúpula da ECT;

#ForaGuilhermeCampos e seus assessores!!!