Sintect-AL e Câmara Municipal de Maceió debatem ações contra a privatização dos Correios

26/06/2017

Cortesia: Assessoria de Comunicação/Câmara Municipal de Maceió

O Sintect-AL e a Câmara Municipal de Maceió realizaram na manhã desta segunda-feira (26), audiência pública para discutir o processo de privatização dos Correios. O encontro contou com a presença de diversos companheiros da capital e interior que lotaram o plenário da Câmara e saíram em defesa de um correio público e de qualidade em todo o País.

Durante a audiência, os ecetistas e os vereadores presentes se comprometeram em buscar o apoio da bancada federal de Alagoas, em Brasília, da Associação Alagoana dos Municípios (AMA) e posteriormente da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal) para discutir o assunto e tentar encontrar saídas que impeçam a privatização.

Foram abordados no encontro a certeza de viabilidade da ECT, o seu caráter social, além do seu proposital sucateamento para posterior privatização. O elevado número de ecetistas doentes em razão da sobrecarga de trabalho, a falta de segurança, os ataques ao plano de saúde, o corte de outros benefícios (a exemplo das férias), além das ameaças de demissão em massa também foram discutidos na audiência pública.

Para o presidente do Sintect-AL, Altannes Holanda, “em fóruns como este a população toma conhecimento sobre a precarização dos Correios e sua iminente privatização. Quando isto acontecer, a população da capital e, principalmente a do interior, sofrerá com a descontinuidade dos serviços postais porque uma empresa privada, visando o lucro, se interessará apenas pelas regiões rentáveis para os serviços de correios excluindo as periferias e os pequenos municípios espalhados pelo Brasil.” Finalizou o presidente.

O assessor jurídico do Sintect-AL, advogado Tácio Cerqueira, também esteve presente na Audiência e saiu em defesa dos Correios públicos e de seus funcionários durante fala para o plenário da Câmara. Tácio afirmou haver legitimidade nas ações do Sintect-AL contra a privatização da ECT por se tratar de uma empresa pública que "executa um serviço de extremo valor, que atende a todo e qualquer cidadão brasileiro, nos lugares mais difíceis de acesso, onde o cidadão não conhece nenhuma das faces do Estado, seja a saúde, educação, segurança, mas é atendido pelos serviços postais.” Finalizou o advogado.

O Sintect-AL informa que não medirá esforços para que haja também uma discussão na Assembleia Legislativa de Alagoas e nas câmaras municipais do estado, já que trata-se de uma ação nacional em busca do apoio dos parlamentares municipais, estaduais e federais na defesa de um correio público, de qualidade e cumpridor de sua função social.

O vereador Dudu Ronalsa encerrou o debate afirmando que a Casa está à disposição dos trabalhadores. “Vamos procurar a bancada federal para fazer esta luta acontecer. Tenho certeza que não há interesse de nenhum deputado nem senador que os Correios sejam privatizados. A gente viu o que já aconteceu com alguns órgãos federais e não deu certo. Apesar do avanço dos meios de comunicação, os Correios continuam sendo muito importante”, afirmou o vereador.

A imprensa esteve presente e a TV Pajuçara deu ampla repercussão a audiência desta segunda-feira na Câmara Municipal de Maceió. Acesse o link e leia a matéria.

Acesse também o link da Câmara Municipal de Maceió e confira as fotos do evento.

Referência: