05/03/2018

Trabalhadores dos Correios decretam greve por tempo indeterminado

Ação é resposta pelas iminentes e prejudiciais alterações na assistência médica

Reunidos em assembleia geral, na noite desta segunda-feira (5), os trabalhadores dos Correios em Alagoas decretaram greve nacional por tempo indeterminado a partir da 00 hora do próximo dia 12 de março. O motivo para a paralisação é as alterações na assistência médica da categoria, impostas pela ECT e que precarizam mais ainda os defasados salários dos trabalhadores dos Correios.

As intenções da estatal vem recebendo apoio do Tribunal Superior do Trabalho que, na próxima segunda-feira, julgará dissídio impetrado pela empresa e irá impor pagamento de mensalidades, a exclusão de pai e mãe dependentes do trabalhador na assistência médica, além do aumento do compartilhamento para consultas, exames e demais tratamentos de saúde.

Devido aos baixíssimos salários, desde o início da década de 1980 a assistência médica é oferecida sem a cobrança de mensalidade, sendo paga pelo trabalhador apenas em caso de uso – o que é uma conquista histórica para os ecetistas e um importante alívio para os salários combalidos. Caso as alterações sejam implantadas, centenas de trabalhadores serão obrigados, num curto espaço de tempo, a abandonar o benefício em razão de não poder pagar.

Os ataques a assistência médica fazem parte de um plano neoliberal para que os setores lucrativos dos Correios sejam entregues  à iniciativa privada. Para isso, um projeto de precarização das relações de trabalho, aliado com a sobrecarga e o sucateamento da estatal vem sendo aplicado para irritar a população e convencê-la da privatização dos Correios, além de passar para os trabalhadores postais a conta dos prejuízos causados por várias administrações nacionais incompetentes e desastrosas, sendo a atual administração a pior de todas elas.

A greve será nacional e mais uma vez contará com o apoio da sociedade pela valorização dos profissionais dos Correios, pela eficiência do serviço público e por um tratamento humanizado para os profissionais ecetistas.

Na manhã do dia 12 (segunda-feira), todos os grevistas se concentrarão em frente ao Centro de Distribuição Domiciliária Ponta Verde, localizado no bairro da Mangabeira (início da antiga Amélia Rosa) e sairão em marcha até a Procuradoria Regional do Trabalho para pedir apoio à causa trabalhista.