IV Congresso Estadual dos Trabalhadores dos Correios em Alagoas foi um sucesso

13/06/2018

Um encontro inesquecível para ficar na memória da categoria ecetista em Alagoas. Teve início na noite do dia 08 de junho, o IV Congresso Estadual dos Trabalhadores dos Correios. A solenidade de abertura foi marcada por diversas críticas a reforma trabalhista, ao governo de Michel Temer, além de ser abrilhantada com a posse dos novos delegados sindicais da capital e interior.

Com o tema Precarização e Privatização: dilemas e desafios para os trabalhadores dos Correios no Brasil, mais de 120 trabalhadores participaram de importantes discussões sobre Correios, reforma trabalhista e outros temas pertinentes ao mundo do trabalho e a conjuntura nacional.

Para a abertura do Congresso, a cerimônia foi prestigiada pelo presidente do Sintect-AL, Altannes Holanda, que agradeceu à presença de todos e deu boas-vindas aos congressistas em nome da categoria ecetista. Em seguida o procurador do Trabalho Cássio Araújo parabenizou o Sintect-AL pelo evento e teceu diversas críticas contra a reforma trabalhista. Em seu discurso, o procurador foi seguido pela presidenta da CUT/AL, Rilda Alves, pela psicóloga do Cerest/Maceió, Patrícia Eloana e pela companheira Maria Consuelo, presidente do Sinteal.

A cerimônia de abertura foi encerrada com a posse dos novos delegados sindicais que comporão o Conselho Deliberativo do Sintect-AL pelos próximos 12 meses e oxigenarão o quadro de lideranças sindicais da categoria com empenho, lealdade e, sobretudo, defendendo os direitos da classe trabalhadora nos Correios.

Após o encerramento das atividade oficiais todos se confraternizaram com um acolhedor coquetel oferecido aos que nestes três dias estarão prestigiando este evento histórico para os trabalhadores dos Correios em Alagoas. Neste sábado (09) a programação vem recheada de palestras e discussões bastante esclarecedoras para os companheiros e companheiras que se fizerem presentes na sede do Sintect-AL.

No sábado, a programação foi recheada de importantes discussões sobre a categoria e os Correios. Ministraram palestras neste dia o pesquisador Igor Venceslau Freitas e a professora da Ufal, Luciana Caetano. No domingo, último dia do encontro, os advogados Eli Gessé, Tácio Cerqueira e Felipe Cavalcante debateram com os presentes a Reforma Trabalhista e seus impactos para os trabalhadores dos Correios.

Para o presidente do Sintect-AL, Altannes Holanda, "o congresso foi um sucesso total e faz parte de toda uma política de formação sindical para o trabalhador. Além disso é um importante fórum para que os ecetistas discutam temáticas relacionadas ao mundo do trabalho e de seu interesse profissional. Estamos saindo dele com uma categoria mais eficiente e disposta para os necessários enfrentamentos contra aqueles que retiram nossos direitos."  Finalizou Altannes.