04/10/2019

Sintect-AL apoia ato em defesa da Educação em Alagoas

Os companheiros Givaldo Gomes, André Moreira e Flávio Show estiveram presentes, na tarde desta quinta-feira (3), no ato em defesa da Educação Pública em Alagoas. Neste movimento foi nacional professores e estudantes pararam por um dia suas atividades em sala para, mais uma vez, dizer ao governo federal que não aceitam os constantes ataques que o sistema de ensino público brasileiro vem sofrendo.

A manifestação, que começou na Praça Centenário, no Farol, e seguiu até o Centro, faz parte da Mobilização pela Educação e contra os bloqueios no orçamento e as propostas do Programa Future-se, do Ministério da Educação (MEC), que defende a entrega do controle do ensino médio e superior à iniciativa privada.

De acordo com o professor da Ufal, Jailton Lira, "o dia de protestos serve para que a comunidade escolar e acadêmica demonstre toda sua insatisfação diante da atual política de educação". Declarou o professor e presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas.

O ato seguiu saiu da Av. Fernandes Lima até a praça dos Martírios. Durante o percurso, vários educadores e militantes declararam sua insatisfação contra essa política devastadora do MEC e alertou a população sobre a gravidade deste golpe contra a educação pública, principal responsável pelo desenvolvimento de tecnologia e pela formação escolar da sociedade.