(82) 3326-4454
sintect-al@uol.com.br

Defensoria Pública prepara ofício para pedir explicações aos Correios

16/03/2011


E o atraso dos Correios não afeta somente os contribuintes que precisam pagar o Iptu. Desde o início do ano, o Vanguarda TV acompanha as reclamações de diversos moradores da região. Por causa de tantos problemas relatados, a Defensoria Pública da União está preparando um ofício para pedir explicações aos Correios.

 

Enquanto a solução não vem, quem se sentir lesado tem o direito de reclamar. Há três meses, os moradores do Jardim Boa Vista, zona norte de São José dos Campos, reclamam que as correspondências não são entregues com regularidade. “Já uns seis meses que a gente está esperando, reivindicando, porque ele passava todos os dias. Agora não, ele passa uma vez por semana ou de 15 em 15 dias”, reclama a aposentada Aparecida Silva.

 

A saída encontrada pela dona de casa Olga de Jesus, foi colocar algumas contas como água, luz e telefone em débito automático, para evitar problemas com atraso. Quem mora no local diz que, além da dor de cabeça de ter que correr atrás de outras formas para pagar as contas que não chegam em casa, a situação ainda gera prejuízos. “Muitas vezes a gente tem o dinheiro para pagar a condução, mas às vezes não tem. Aí tem que sair de casa à pé até o centro. É difícil pra gente”, disse a dona de casa Eloísa da Silva.

 

Desde janeiro, o Vanguarda TV mostra a insatisfação dos moradores da região com o serviço prestado pelos Correios, inclusive, fazendo um teste mostrando que há, sim, problemas na distribuição, ao contrário do que a empresa diz.

 

Essa situação chegou ao conhecimento da Defensoria Pública da União, que afirmou que já preparou um ofício questionando os Correios sobre o problema. Quem se sentir lesado deve procurar pessoalmente a defensoria para formalizar uma reclamação.

 

 Dependendo da avaliação feita por eles, o caso pode ser transformado em uma ação contra os Correios. Outro caminho é registrar uma queixa no Procon, que pode até multar a empresa. “O Procon vai chegar a analisar a situação e pode chegar até numa autuação que varia de R$ 406 até mais de R$ 6 milhões”, explicou o técnico do órgão, Sérgio Neves.

 

Outra dica importante do Procon é ficar atento às datas de vencimento. isso porque, mesmo com a demora dos Correios, é obrigação do consumidor manter as contas em dia.

 

Se você se sentiu lesado pelos correios, o caminho é entrar com uma queixa na Defensoria Pública da União. O endereço em São José dos Campos é Avenida Comendador Vicente Paulo Penido, 532, no Jardim Aquárius.

 

FONTE: www.vnews.com.br (15/03/2011)


Rua Ceará, 206 Prado Maceió - Alagoas 57010-350
SINTECT ALAGOAS 2026
(82) 3326-4454 sintect-al@uol.com.br