(82) 3326-4454
sintect-al@uol.com.br

No Aniversário dos Correios, houve o que comemorar?

20/03/2011

...

 

 

Neste dia 20 de março a ECT completou 42 anos de existência como Empresa em substituição ao antigo Departamento de Correios que funcionou até 1969.

Infelizmente a crise postal que se arrasta há mais de dois anos acarretada por falhas na administração, associadas a demora na contratação de funcionários insiste em permanecer como o maior presente que os trabalhadores dos Correios recebem neste dia.

A categoria ecetista, em sua grande maioria, passa cotidianamente por um processo de precarização em vários aspectos: falta de mão-de-obra, péssimas condições de trabalho e falta de materiais indispensáveis a execução do trabalho. Poderia até se ter uma desculpa por parte da direção da ECT se não houvesse dinheiro para investimento, mas como se sabe existe em caixa mais de 5 bilhões de reais, o que expõe mais ainda a ingerência administrativa.

A novela do concurso é apenas mais um capítulo deste aniversário amargoso que parece não acabar. Semana passada a ECT anunciou o nome da empresa organizadora através de dispensa de licitação. Porém,como se sabe, em outubro do ano passado a justiça suspendeu a contratação de outra organizadora justamente pelo mesmo motivo. E ainda mais, no mês seguinte, assinou um termo em que se comprometia a corrigir falhas nos processos de licitação. Segundo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado no início de novembro de 2010, o objetivo seria prevenir futuras irregularidades. Ao que parece, trilharam pelo mesmo caminho que deu errado.

Os Correios anunciam ainda uma mudança em seu estatuto. Porém, sua minuta foi negada pela direção da Empresa a Fentect.As principais polêmicas giram em torno da possibilidade da criação de subsidiárias e empresas com participação acionária.

Anunciaram ainda que hoje, dia 21 de março, acontecerão vários eventos em comemoração ao aniversário e em Brasília premiarão vários empregados por antiguidade e empregados nota 10. Não poderia haver presente melhor se acabassem com a sobrecarga de trabalho. Como gostaríamos de ver neste aniversário da ECT os "homens de preto" de volta a Brasília protestando contra os principais gestores dos Correios e não contra os trabalhadores que lutaram por seus direitos.

Resumindo, no aniversário da ECT, seus mais de 100 mil trabalhadores teriam motivos para comemorar se não fossem convidados apenas para assoprar a vela, puxando fôlego de onde já não tem, trabalhando por dois ou três, e carregando o "bolo" nas costas.

 

Saudações Sindicais,

 

James Magalhães

Secretário de Comunicação/Sintect-AL


Rua Ceará, 206 Prado Maceió - Alagoas 57010-350
SINTECT ALAGOAS 2026
(82) 3326-4454 sintect-al@uol.com.br