13/06/2011
Maceio, 14 de junho de 2011.
PALAVRAS DO MINISTRO
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, reconheceu que as nove mil vagas constantes no edital do concurso dos Correios são insuficientes para atender a demanda e responsabiliza o ex-ministro Hélio Costa pelo baixo quantitativo. Entretanto, Paulo Bernardo era Ministro do Planejamento no governo Lula e autorizou um número reduzido de vagas no edital do concurso. Observando as orientações do Tribunal de Contas da União a respeito do efetivo da ECT, verifica-se que o edital deveria ter saído com, no mínimo, quinze mil vagas imediatas. Falar agora que o outro errou é fácil.
ASSALTOS AS AGÊNCIAS
Infelizmente na semana passada um funcionário da ECT foi baleado num assalto a uma Agência dos Correios no interior da Bahia. Enquanto isso, mais de 2 bilhões de reais se somarão ao já gordo caixa da ECT e a sua cúpula continua afirmando em entrevistas que não tem dinheiro para investir na segurança das agências. Estão esperando acontecer mais o quê para tomar medidas concretas?
ACORDO BI-ANUAL
Segundo informações da Assessoria Jurídica da Fentect, ontem (13/06), a Seção de Dissídios Coletivos do Tribunal Superior do Trabalho julgou IMPROCEDENTE a Ação Anulatória nº 21742-13.2010, impetrada por lideranças de alguns sindicatos, sem a concordância da Federação, e que buscava anular o Acordo Coletivo 2009/2011, firmado entre a ECT e a FENTECT. Vale lembrar que a categoria em Alagoas rejeitou o acordo bi-anual, mas respeita o que foi decidido pela maioria dos trabalhadores em nível nacional. Portanto, é preciso que antes de quaisquer decisões irem à justiça, que a maioria esteja unida em torno de uma causa comum.
CONREP
Começa amanhã (15/06) o Conrep (Conselho de Representantes da Fentect). O encontro se estenderá até sábado (18/06). Análise da Conjuntura Nacional, Medida Provisória 532 e Anistia serão alguns dos temas tratados. Além disso, é grande a expectativa pela elaboração da Pauta Nacional de Reinvindicações dando o pontapé inicial da nossa Campanha Salarial. O Sintect-AL estará enviando três delegados, Altannes Holanda, James Magalhães e Fabiana Matta, eleitos em Assembléia Geral, para representar a categoria dos Correios em Alagoas.
Ainda dá tempo, envie suas sugestões sobre o Acordo Coletivo de Trabalho para o email do Sintect-AL (sintect-al@uol.com.br). Sua sugestão poderá ser aprovada no Conrep e constará na Pauta de Reinvindicações da Fentect.