19/07/2011
Maceió, 19 de julho de 2011.
LUCRO DA ECT
Dados fornecidos pelo próprio presidente da ECT, Wagner Pinheiro, indicam que o lucro líquido no primeiro semestre de 2011 foi de R$ 499,65 milhões, sendo esse valor 48,2% superior ao do mesmo período do ano passado. Nesse período a empresa cresceu 11,72% sendo que não está incluído os R$ 2,3 bilhões do contrato com o Banco do Brasil. Fica a reflexão de que a direção da empresa tem dinheiro para atender as reivindicações dos trabalhadores e devemos exigir isso nesta Campanha Salarial.
SEMANA DE MANIFESTAÇÕES
Seguindo o calendário de lutas deliberado no Conrep, a Fentect realizou na semana passada várias manifestações em Brasília com a participação de vários sindicatos do Brasil. Panfletagem contra a MP 532 foi feita no aeroporto e na Câmara dos Deputados. Em frente ao prédio da ECT foi realizado um grande ato durante a entrega da Pauta de Reivindicações, exigindo-se da Direção da empresa respeito durante as negociações do ACT.
REUNIÃO SOBRE MP 532
Após as manifestações feitas, a direção da ECT enviou convite a Fentect para reunião sobre a MP 532 com a participação de um membro por sindicato, a ser realizada hoje, 19 de julho, a partir das 11 horas. Espera-se que não seja feita como das outras vezes, quando a empresa apenas apresentou a Medida Provisória sem abrir espaço para questionamentos dos trabalhadores.
ASSALTOS: NOVO RECORDE
O 18º assalto a agência dos Correios somente este ano em Alagoas aconteceu semana passada na cidade de Joaquim Gomes. É lamentável a insensibilidade com que a direção da ECT trata a questão da segurança de seus atendentes. Segundo a Polícia Federal, nem as câmeras tem imagem boa para se investigar os meliantes. Lembrando que na nossa Pauta de Reivindicações está incluída tanto a diminuição da jornada para os Atendentes, quanto a questão da segurança. Na Campanha Salarial é preciso a mobilização de todos para termos avanços neste ponto, inclusive dos companheiros atendentes comerciais.
SAÚDE DO TRABALHADOR: ACIDENTE DE TRABALHO
Todo acidente que acontece no exercício da atividade laboral, ou no percurso de casa para o trabalho e vice-versa é considerado acidente de trabalho. São também considerados como acidente de trabalho aqueles que contribuíram diretamente para a ocorrência. São eventos agudos, que podem ocasionar morte ou lesão, além dos que podem reduzir temporária ou definitivamente a capacidade para o trabalho.