(82) 3326-4454
sintect-al@uol.com.br

Ditadura e truculênci?a no Senado

05/09/2011


 

O governo conseguiu aprovar nesta quarta-feira,31/08/2011, no Senado, o projeto que amplia a atuação dos Correios, permitindo a exploração de serviços postais, telefônicos, financeiros e de logística integrada.Como o prazo para votar a Medida Provisória estava se esgotando, sem tempo para possíveis alterações,os senadores, mais uma vez, ficaram impedidos de apresentar emendas ao texto, tendo que carimbar o projeto aprovado na Câmara dos Deputados.

A proposta permite aos Correios explorar serviços típicos de um banco, além de criar subsidiárias, atuar no exterior, participar de companhia aérea de transporte de cargas e oferecer serviços de internet. O Presidente do Senado, Sr. José Sarney (PMDB/AP), mandou retirar da galeria do plenário, os trabalhadores dos Correios que, inconformados com aquela atitude dos senadores, fizeram manifestação de protesto na galeria, sendo levados pela policia judiciária, a uma delegacia dentro do próprio Senado. No meio destes trabalhadores estavam três mulheres: a companheira Lourdinha, coordenadora geral do SINTECT-CE, a companheira Amanda, presidente do SINTECT-DF e a companheira Suzy, presidente do SINTECT-AC. Foram aproximadamente 30 companheiros detidos, por terem feito barulho na saída, após a votação. Houve até ameaças de tiros, pois os policiais estavam armados. A truculência do Sr. Sarney, no comando do Senado, nos fez voltar ao passado: quando o mesmo Sarney ameaçava os trabalhadores no estado do Maranhão. Cópia do RG de cada companheiro (a) foi retida, registrado como ato de insubordinação e ficarão impedidos por algum tempo de entrarem no Congresso Nacional. De acordo com vários senadores que falaram na tribuna do Senado, a MP 532 é inconstitucional, pois veio composta de três temas distintos: ETANOL, CORREIOS e ampliação de cargos no executivo. No passado Dilma foi torturada e presa, hoje ela reproduz a violência, dando carta branca a atos truculentos como o que aconteceu naquele dia.

A nossa luta não será em vão! Os trabalhadores dos Correios compareceram pacificamente ao Plenário com camisetas contra a aprovação da PLC 021/2011 MP532. Os únicos Senadores que falaram, dirigindo-se aos trabalhadores presentes, foi o Senador Eduardo Suplicy– PT/SP e o Senador Randolfe Rodrigues – PSOL/AP, para os demais senadores, os trabalhadores ali presentes eram invisíveis, é como se não estivessem lá.

Quem diria, diz Lourdinha, coordenadora do SINTECTCE,“uma das detidas”.

Por isso companheiros(as) temos que aprovar moção de repudio a todos os senadores presentes que não manifestaram solidariedade em defesa dos trabalhadores dos Correios, exceto o Senador Randolfe Rodrigues do PSOL, que veio até a delegacia, acompanhado de seu advogado, para verificar o que ocorrera com estes militantes, que se encontravam reféns da policia do Senado, sem direito a defesa, impedidos de se comunicar. Nem um criminoso é tratado desta forma. Somos pais e mães de família, cujo crime foi defender os brasileiros através do olhar do patrimônio público. O senado, lugar onde impera a truculência e a bel prazer os parlamentares eleitos pelo povo, em ato de traição a este mesmo povo, tentam impedir uma participação ordeira, pacífica de trabalhadores (as) que querem apenas garantir o melhor para os brasileiros.

                                               

*FONTE: Luta Ecetista (Órgão informativo do Sintect-CE)

 


Rua Ceará, 206 Prado Maceió - Alagoas 57010-350
SINTECT ALAGOAS 2026
(82) 3326-4454 sintect-al@uol.com.br