20/11/2011
A cidade de União dos Palmares é palco, neste domingo (20), das principais comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra em Alagoas. Grupos religiosos, quilombolas, integrantes do movimento negro, autoridades e a população prestam homenagens ao herói da resistência à escravidão, Zumbi dos Palmares. Às 4h, religiosos de matriz africana fizeram oferendas na Serra da Barriga. Na sequência, o ato Ìségún Káwójuba, cortejo de reverência e saudações aos antepassados, marcou a abertura do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, no alto da Serra da Barriga.
Às 8h, haverá a XXX Corrida da Consciência Negra, saindo da Prefeitura Municipal de União dos Palmares até a Serra da Barriga; na sequência, às 9h, o Parque Memorial receberá homenagens aos heróis quilombolas, seguido da Grande roda da Paz, dentro da programação da Rota da Capoeira.
À tarde, a partir das 14h, será inaugurada a Estátua de Zumbi dos Palmares, na Praça de Alimentação, na região central de União, onde também haverá desfile Cívico na Avenida Monsenhor Clóvis Duarte.
À noite, a programação artística encerra as comemorações no Palco 20, na Praça Basiliano Sarmento, onde se apresentam as bandas Raízes de Zumbi e Tribo de Jah (MA) e o cantor jamaicano Clinton Fearon.
As ações do Mês da Consciência Negra são promovidas pela Prefeitura Municipal de União dos Palmares, em parceria com o Governo de Alagoas e a Fundação Cultural Palmares.
Em Maceió
Na capital alagoana, o projeto “Acorde para Natureza” leva música ao Parque Municipal de Maceió, em Bebedouro. Dessa vez, o público vai desfrutar do ritmo baiano do cantor Igbonan Rocha, que apresentará o show “Coisa de Nêgo”, numa homenagem ao mês da Consciência Negra.
O domingo festivo terá início às 7h, quando o Parque Municipal estará à disposição do público para trilhas e passeios. Às 10h, a idealizadora do projeto, Cris Braum, fará uma discoteca de música clássica. O início da apresentação de Igbonan Rocha está previsto para as 11 horas. Das 12h às 13h, a música clássica voltará a animar o público presente.
Fonte: