(82) 3326-4454
sintect-al@uol.com.br

Centenas de pessoas celebram a liberdade na Serra da Barriga

20/11/2011

...

 

 

O grito de Zumbi dos Palmares ainda ecoa na Serra da Barriga, lugar símbolo da resistência dos escravos. União dos Palmares viveu mais um 20 de novembro declarando não ao preconceito com a presença de grupos afro, rodas de capoeira, apresentações culturais e centenas de visitantes no Parque Memorial Zumbi dos Palmares. A serra celebrou e cantou as lições de seu filho ilustre.

Todos que estiveram presentes na comemoração tentavam – cada um a seu modo – homenagear Zumbi e todos os que lutaram pela liberdade. A palavra liberdade era lida em letras garrafais nas camisas de grupos de capoeira. Os cantos, cores e tambores dos grupos de afoxé encantavam o público.

Para Lucas Vieira, de 14 anos, estar na Lagoa dos Negros – um dos lugares mais místicos da Serra – é poder reviver e homenagear um povo. “Dançar capoeira neste lugar é como se eu pudesse sentir um pouco as lutas e o sofrimento dos que passaram por aqui”, disse o adolescente que visitava pela primeira vez o lugar.

A programação do Dia da Consciência Negra começou cedo, com oferendas durante a manhã de hoje. Muitos aproveitaram o dia para se reunir próximo à árvore sagrada e renovar a espiritualidade. Também pela manhã aconteceu a XXX Corrida da Consciência Negra. Homenagens também foram feitas aos heróis quilombolas.

A turista Rosana dos Santos, que veio de Recife só para assistir a festa, disse estar encantada. “Nunca vi nada igual. Parece um festival, onde as pessoas confraternizam a liberdade”, contou emocionada após ver a apresentação de crianças que vestiam trajes quilombolas.

Apesar da bonita festa, alguns visitantes estavam incomodados com o lixo espalhado pelo parque e a dificuldade de acesso ao lugar. Artur Silva, professor de uma escola de Coruripe, levou um grupo de 45 alunos. “Não há nem lixeiras pela Serra, a gente passa e vê muito lixo, além de não ter coleta seletiva”, disse. Em seguida, afirmou que sentiu falta de uma ambulância para dar o suporte necessário aos visitantes.

 

Fonte:

http://tudonahora.uol.com.br/noticia/interior/2011/11/20/163089/centenas-de-pessoas-celebram-a-liberdade-na-serra-da-barriga

 

 


Rua Ceará, 206 Prado Maceió - Alagoas 57010-350
SINTECT ALAGOAS 2026
(82) 3326-4454 sintect-al@uol.com.br