25 de Janeiro: Dia do Carteiro

25/01/2014

Você sabia que hoje é dia do carteiro? É isso mesmo, em 25 de janeiro comemora-se o dia daquele profissional que, quando chega à nossa casa, causa uma expectativa na gente em relação ao que será entregue: um presente, uma carta (que já não é tão usual hoje devido à utilização  de emails e das redes sociais), um livro ou, o mais provável, uma conta.

Independente da condição climática, o carteiro está sempre a todo vapor.  Na antiguidade foram utilizados diversos métodos para estabelecer a  comunicação entre as pessoas, como o rufar dos tambores, o sinal de  fumaça e o pombo-correio. Outro personagem importante foi o mensageiro, que corria longas distâncias para levar as mensagens aos governantes e ainda tinha que recitar as informações às autoridades.

De acordo com o IBGE, a primeira agência postal surgiu na Cidade de  Campos, no Rio em 1798, o que agilizou o serviço de correspondências  entre o Rio de Janeiro e Lisboa. Os serviços de caixas postais surgem em 1801 e em 1844 iniciam-se as entregas em domicílio, como as feitas hoje. O transporte de correspondências via aérea ocorre a partir de 1927.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) passa ser a  responsável por todos os serviços postais no Brasil, a partir de sua  criação em 20 de março de 1969. A ECT originou-se do Departamento de Correios e Telégrafos (DCT) instituído por Getúlio Vargas, presidente da república na época.

A palavra Correios estabelece relação com o verbo correr (“pessoas que  levavam as notícias correndo”). Bem, duas coisas são certas: essas pessoas deveriam ter uma boa forma física e uma ótima recitação de mensagens.

O Sintect-AL parabeniza todos os carteiros pelo seu dia e nesta data tão importante reconhece o passado e o presente de luta de todos afirmando mais uma vez que esses companheiros continuam sendo a vanguarda do movimento sindical pelo Brasil e que sem  eles não teríamos conseguido importantes avanços e conquistas para nossa a categoria.

FONTE:

http://maringa.odiario.com/blogs/odiarionaescola/2012/01/24/obrigado-carteiros(24/01/2011) Texto adaptado.