27/03/2012
Maceió, 27 de março de 2012.
OUVIDORIA CORREIOS
A ECT anunciou a aprovação da criação da Ouvidoria dos Correios com a finalidade de atender as necessidades dos clientes. Louvável, porém, seria interessante que os Correios "ouvissem", antes de tudo, as necessidades dos seus trabalhadores, já que o departamento de relações do trabalho não satisfaz as reivindicações dos funcionários. De que adianta apenas satisfazer os clientes se, antes disso, seus funcionários estão sobrecarregados?
ANIVERSÁRIO SEDEX
Os Correios celebram neste mês de março o aniversário do Sedex com várias propagandas na mídia (tv, rádio, jornal e revista). Infelizmente, durante vários períodos desses 30 anos o produto não conseguiu atingir seu objetivo (rapidez) devido o pouco investimento da ECT em funcionários, equipamentos, veículos, etc. Só pra citar: nas duas principais cidades de Alagoas ainda acontecem atrasos por falta de investimentos nos setores. Em Arapiraca, os trabalhadores do Sedex se sentem "excluídos" pela Direção dos Correios.
AUDIENCIA SAP
No próximo dia 16 de abril acontecerá uma Audiência no Ministério Público do Trabalho, em Brasília, entre o Procurador Ricardo Brito, ECT e a Fentect. A referida audiência foi provocada pela representação dos trabalhadores que denunciou os Correios pela implantação nacional da ferramenta SAP. Numa primeira reunião o Procurador já se posicionou dizendo que esse mecanismo não condiz com as condições de trabalho oferecidas pela ECT e que essa contradição trará prejuízos incalculáveis a vida do trabalhador.
MOTS
Apesar de a ECT se vangloriar do seu último concurso, o que chama a atenção é que em diversas cidades do país, principalmente no interior, existe a frequente contratação de mão de obra terceirizada, onde muitos assinam contrato de três meses, mas ao término já tem outro MOT aguardando a vaga. Segundo informações de um site de concursos que recebeu denúncias de todo Brasil, para cada cidade com a média de 30.000 habitantes existem no mínimo 3 MOT‘s trabalhando. O Sintect-AL está com sua ação em andamento na Justiça do Trabalho para que se garanta a contratação de mais concursados.
ATO PÚBLICO REALIZADO
O Sintect-AL realizou na última sexta f eira, 23/03, Ato Público Nacional contra o SAP e pela segurança das agências dos Correios. O curioso é que no momento em que fazíamos o ato em várias cidades de Alagoas (Maceió,Arapiraca,Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Penedo) acontecia mais um assalto a agência de Joaquim Gomes. Mais revoltante ainda foi ler, através da imprensa, a resposta da Direção Regional da ECT que afirmou que o Ato era apenas uma "questão corporativa". Veja o vídeo do Ato em Maceió: