(82) 3326-4454
sintect-al@uol.com.br

MOMENTO SINDICAL

12/04/2012

...

 

Maceió, 12 de abril de 2012.

 

 

SEDEX 12

 

A ECT anunciou para a imprensa no último dia 01 de abril (dia da mentira) o aumento da família Sedex, no caso o Sedex 12 que deverá ser entregue até às 12 horas do dia seguinte a postagem. Para que isso seja uma verdade no sentido da eficiência, é preciso muito investimento em estrutura, transportes e condições de trabalho, já que a abrangência será maior que o Sedex 10. A prova da falta de condições é que recentemente (10 de abril) saiu uma nota no Jornal do Comércio do RS em que um jornalista ironiza o slogan do Sedex, chamando de "Mandou...demorou! " devido a atrasos na região de Porto Alegre e interior.

 

PLR 2012

A Fentect solicitou a ECT a dilatação do prazo para negociação dos critérios para pagamento da PLR 2012, visto que a empresa queria homologar de forma unilateral no fim do mês passado, alegando prazo definido pelo DEST. A solicitação foi aceita e estão previstas durante todo o mês de abril novas reuniões. Um dos pontos principais que a Fentect não aceita é a inclusão do SAP como critério para pagamento da próxima PLR.

 

ENCONTRO JURÍDICO

Campanha Salarial, SAP e terceirização foram temas debatidos no Encontro Jurídico da Fentect nos últimos dias 30 e 31 de março. Representando o Sintect-AL estavam os assessores jurídicos Viviane Cruz e Tácio Melo que consideraram o evento positivo no sentido da troca de informações entre os advogados para agilizar as demandas da categoria.

 

PÁSCOA A PÃO E ÁGUA

O sentimento de muitos trabalhadores ecetistas no Brasil foi esse de passar a Páscoa sem poder fazer sua feira, visto que a ECT havia divulgado em janeiro que pagaria o Benefício Vale-Alimentação/Refeição no dia 05 de abril e não cumpriu. Apesar de estar legalmente amparada, a ECT gerou expectativa nos trabalhadores, fora os transtornos na programação individual de cada um. Além disso, a justificativa postada na Intranet não diz o "porque" da falha gritante na comunicação. Afinal, dizer que sua obrigação é pagar no último dia útil da primeira quinzena não é novidade.

 

ASGET EQUIVOCADO

O Assessor de Relações Sindicais da DR/AL se equivocou e fez questão de divulgar, desnecessariamente, na Primeira-Hora da semana passada uma nota em que fala de uma ação impetrada pelo Sintect-AL ainda durante a greve. A ação visava proteger o trabalhador quanto aos abusos da ECT (algo que não foi colocado na nota, claro). É importante destacar que, uma semana antes, o mesmo havia recebido uma cópia do Acórdão do TST que é bem claro quanto as folgas dos trabalhadores nos finais de semana, onde diz que a ECT deve respeitar a folga semanal do trabalhador. Portanto, esse foi o motivo de o juiz não ter julgado o mérito da ação visto que a decisão do TST ampliava a mesma. Um ASGET com a história que tem precisa ter maior cuidado nas informações para não se queimar com a categoria.

 


Rua Ceará, 206 Prado Maceió - Alagoas 57010-350
SINTECT ALAGOAS 2026
(82) 3326-4454 sintect-al@uol.com.br