18/05/2012
O Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com o apoio da Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, coordenam neste 18 de maio as mobilizações em torno da campanha Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes, alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Na mobilização de hoje a sociedade é convidada a tomar parte do problema e a assumir sua responsabilidade diante do abuso e da exploração sexual contra crianças e adolescentes. Este ano, o Comitê Nacional ressalta as inúmeras violações que os grandes empreendimentos têm acarretado na vida de meninos, meninas, suas famílias e comunidades, sendo fundamental também que o movimento de defesa dos direitos de crianças e adolescentes se articule, se insira, participe e incida nesse debate, sobretudo em função das grandes-obras que já estão em curso no país e dos megaeventos que o Brasil irá sediar, como a Copa do Mundo de 2014.
De acordo com dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o Disque Direitos Humanos (Disque 100), somente em 2011, realizou 242.921 atendimentos, sendo que, deste total, cerca de 40% referiam-se a denúncias. Desde sua criação (maio de 2003) a dezembro de 2010 o Disque 100 já recebeu e encaminhou mais de 145 mil denúncias em todo o país.
Em Alagoas durante todo o dia funcionários dos Correios, em especial os carteiros, estarão estampando pelas ruas uma camisa com a arte da Campanha. Iniciativa louvável e digna de elogios para a ECT. O Sintect-AL apoia incondicionalmente a ação mas cobra para que a empresa também faça o dever de casa prestigiando as crianças filhas de seus funcionários não massacrando pais e mães de família com a sobrecarga de trabalho e a falta de segurança. Afinal, sujeitar filhos de trabalhadores aos riscos de ficarem órfãos devido a insegurança nas agências e a passarem privações pelos péssimos salários é também, direta ou indiretamente, um ato de violência e exploração infantil. Portanto, mas do que vestir uma camisa, esperamos que definitivamente a ECT pare de fazer feio e “Faça Bonito.”
Fonte:
Texto adaptado