(82) 3326-4454
sintect-al@uol.com.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA FENTECT

18/08/2012


Fentect realiza com sucesso assembleias em São Paulo e no Rio de Janeiro    

Nos dias 15 e 16 de agosto a Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios realizou assembleias nas bases sindicais do Rio de Janeiro e São Paulo. Os trabalhadores responderam ao chamado da Fentect comparecendo às assembleias apesar das tentativas da ECT e das direções sindicais do PCdoB/CTB nos Sintect-RJ e Sintect-SP de tirarem essas bases da Campanha Salarial 2012/2013.As assembleias transcorrem sem problemas apesar também das ameaças e da agressão que o Sintect-SP promoveu na assembleia do dia 25 de julho na Praça da Sé.

Agressão que foi inclusive motivo de moção de repúdio dos trabalhadores. O que foi aprovado não apenas nestas assembleias, mas nas assembleias que ocorreram em todo o país.

FONTE: www.fentect.wordpress.com 

Reitores contrariam orientação e não vão cortar salário de grevista

Apesar da orientaçãodo governo para cortar o ponto de servidores em greve, os professores de universidades federais não terão desconto no contracheque. A categoria está há três meses parada.

Os reitores mantiveram ontem a decisão de não enviar ao Ministério do Planejamento a relação de quem faltou, como haviam feito em julho.

O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, já disse que os reitores poderão ser responsabilizados por improbidade administrativa. Adams deu essa declaração em entrevista à Folha e ao UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha) --veja abaixo.

Na semana passada, o Ministério da Educação pediu às universidades o calendário de reposição das aulas.

"Feita essa programação, nós evitaríamos o desconto dos dias parados nas universidades", disse ontem o ministro Aloizio Mercadante.

GREVE

O movimento grevista dos servidores públicos afeta, em potencial, mais de 60% do quadro de trabalhadores do Poder Executivo federal.

Ainda que a adesão não seja total, as carreiras mais numerosas que participam da paralisação somam 354 mil funcionários, para um total de 573 mil trabalhadores em atividade na administração direta, autarquias e fundações.

 FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/educacao/1138097-reitores-contrariam-orientacao-e-nao-vao-cortar-salario-de-grevista.shtml

 

Advocacia pública federal pode entrar em greve na próxima semana

A advocacia pública federal pode ser a próxima categoria do funcionalismo público a entrar em greve nos próximos dias. As associações e sindicatos que representam a categoria farão consultas e assembleias até o início da próxima semana para decidir contra ou a favor da paralisação. Caso os profissionais optem por cruzar os braços, a greve deve começar na quarta-feira (22).

De acordo com Luís Carlos Palacios, diretor-geral da Unafe (União dos Advogados Públicos Federais do Brasil), as carreiras da advocacia pública federal negociam com o governo há dois anos sem conseguir uma proposta concreta de aumento salarial.

Os servidores reivindicam equiparação salarial com a magistratura e com membros do Ministério Público Federal. "Na Constituição Federal nossa função está no mesmo patamar da deles, mas temos 40% menos de salário inicial", afirma. Segundo Palacios, 22 Estados pagam aos advogados estaduais salários melhores do que os oferecidos pela União.

Para o presidente da Anauni (Associação Nacional dos Advogados da União), Marcos Luiz da Silva, o governo está "empurrando" os profissionais da advocacia pública federal à paralisação, pois o Ministério do Planejamento não os recebe para negociar.

"[O ministério] está recebendo os auditores fiscais, a Polícia Federal, mas a nossa carreira não está sendo recebida. Com essa estratégia, eles praticamente nos empurram para a greve", disse.

A Unafe está fazendo uma consulta eletrônica sobre a possibilidade da greve em seu site. Uma assembleia foi marcada para esta sexta-feira (17) com o objetivo de confirmar o resultado.

Já a Anauni está fazendo uma enquete pela internet. No sábado (18), a associação fará reunião em Brasília para avaliar o que fazer caso a paralisação seja aprovada.

Silva disse que "cada entidade da advocacia pública está adotando uma postura diferente, mas todas têm o compromisso de, até o início da próxima semana, ter uma posição de seus associados".

Palacios afirma que uma paralisação das carreiras da área traria impacto no andamento de ações previdenciárias, pareceres e nas licitações e contratos para a Copa do Mundo, além de queda na arrecadação dos tributos em juízo. 

PROTESTO

Ontem, manifestantes ligados às quase 30 categorias do funcionalismo público federal em greve fizeram protesto na esplanada dos Ministérios e em frente ao Congresso e ao Palácio do Planalto, em Brasília. Segundo a PM, o ato reuniu cerca de mil pessoas.

O palácio chegou a colocar a tropa de choque na rampa, apoiada por cães rottweilers. A presidente Dilma Rousseff, que participava do lançamento do pacote de concessões de obras federais, deixou o local por saída alternativa, sem passar pelos servidores.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1138347-advocacia-publica-federal-pode-entrar-em-greve-na-proxima-semana.shtml

 

Edição 55 – 17 de agosto de 2012

 

Fentect 

Clipping 17.08.2012

 

Brasil

 Fonte: Diário do Nordeste

Scanner deve ir para os Correios

A Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz) está negociando o uso do scanner móvel adquirido pelo governo estadual com os Correios, segundo afirmou o titular da pasta, Mauro Benevides Filho, na manhã de ontem. De acordo com ele, "a conversa está se dando com o diretor regional Haroldo Aragão" e a mudança acontecerá nos próximos 15 dias. Atualmente, o

Equipamento encontra-se em funcionamento no Porto do Mucuripe na Capital.

"Ele (o scanner) vai passar uma temporada (no Centro de Distribuição dos Correios em Fortaleza) para ver se realmente é necessário, por exemplo, colocar um fixo lá", comentou durante o II Fórum Brasileiro dos Contenciosos Administrativos Tributários2012. De acordo com o secretário, a necessidade de aumentar o rigor para os pacotes que chegavam no Estado se deu depois de cargas onde foram encontradas joias, armas e até drogas. Além disso, enfatiza que o scanner garantirá "a agilidade que os Correios precisam para dar conta dos serviços de entrega". Para Mauro Filho, a investida nas atividades da regional do Ceará potencializa o rigor na fiscalização de produtos vindos de fora do Estado e até as que partem daqui.

Em operação

A Sefaz, hoje, dispõe de dois equipamentos deste em atividade, um fixo no posto fiscal de Tianguá e o já citado móvel, no Porto do Mucuripe. O secretário contou que, pela cidade do Interior, "está entrando praticamente tudo e é muito raro ter uma mercadoria diferente da declarada (nos documentos)". No Porto de Fortaleza, ele afirma que os problemas não acontecem mais.

Descolamento dá agilidade

Outro arranjo com foco no aumento do desempenho e na agilidade da fiscalização tem como alvo o Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante. "Como o posto do Crato só vai estar pronto em novembro ou dezembro deste ano, estou pensando em pegar um fixo que já está aqui, colocar no porto do Pecém, enquanto o outro fixo, que chega em novembro, deve ir ao Crato", detalhou. Está prevista a instalação de scanners em Penaforte, Aracati, Crato e no Pecém.

Abrangência

70% das mercadorias que circulam no Ceará serão cobertas com fiscalização em Penaforte, Aracati, Crato e Pecém. Até o fim do ano, serão cinco scanners fixos.

 

Maior rigor fiscal é defendido

A defesa de modelos tributários que aumentam o rigor fiscal paralelamente à redução do custo tributário foi defendida pelo titular da Sefaz, Mauro Benevides Filho, durante o II Fórum Brasileiro dos Contenciosos Administrativos Tributários 2012, quando o secretário se declarou um "ardoroso defensor da carga tributária nacional".

Para ele, a simplificação do sistema, a desburocratização e os esforços para o aumento da formalidade reforçam o desenvolvimento a partir que também aumentam a arrecadação.

Ponto de conflito

"São princípios que o congresso nacional precisa urgentemente estabelecer mediação. Eu sei que não é uma questão fácil, pois a questão tributária para uns é diminuir imposto e para outros é manter o que tem e isso já gera conflito", argumenta.

Reforma

Outro ponto polêmico ao tratar da reforma tributária destacado por Mauro Filho durante a palestra de abertura do evento é a relutância de estados, como São Paulo, em abrir mão de benefícios que dispõem agora.

"Ele (o estado de São Paulo) acha que vai perder por que os estados consumidores vão ganhar", disse, citando as unidades federativas do Norte e Nordeste como as mais beneficiadas na quebra da atual relação.

Independência

 Já sobre os contenciosos, ou seja, a seção ou repartição encarregada das questões pendentes de solução em tribunais referentes ao fisco, o secretário ressaltou a necessidade da ação com independência.

"O contencioso dá a garantia ao contribuinte de que a lei tributária seja integralmente seja cumprida, que possíveis interpretações equivocadas ou até mesmo abusos possam ser coibidos no âmbito do contencioso", declarou.

Segundo informou, no que diz respeito ao Ceará, metade das decisões de segunda instância é considerada improcedente, "para você ver como estão julgando como bastante rigor".

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1171035

Fonte: Cidade Verde

 

Bandidos assaltam Correios do município de Padre Marcos

Os Correios da cidade de Padre Marcos (393 km de Teresina), voltou a ser alvo da ação de assaltantes. A agência foi arrombada e roubada na madrugada desta quinta-feira (16).

Há informações de que um veículo com placa do Estado do Rio Grande do Norte teria sido visto transitando pela cidade e poderia estar relacionado ao crime.

A Polícia Militar realiza diligências na região no sentido de localizar os envolvidos no roubo. Esta é a segunda vez que a agência é invadida por assaltantes só neste ano.

No mês de março, três homens armados assaltaram os Correios em plena luz do dia. A ação aconteceu poucos minutos depois da saída do carro forte. Frustrados com a pequena quantia encontrada, os assaltantes roubaram dinheiro, celulares e objetos como relógios e celulares dos clientes. Na época, ninguém foi preso.

http://www.cidadeverde.com/bandidos-assaltam-correios-do-municipio-de-padre-marcos-110583

 Fonte: A Crítica Manaus

Correios apresenta pacote de serviços a candidatos

Estatal implantou o “Hot Site Eleições 2012” nos dez maiores colégios eleitorais do AM e quer postar três milhões de cartas

O analista de Marketing dos Correios, Cláudio Angelini, afirma que a mídia dos Correios está mais completa (Antônio Menezes)

Aproximadamente três milhões de cartas, entre mala direta postal e mala direta postal domiciliar, poderão ser utilizadas pelos nove candidatos a prefeito de Manaus e os 911 candidatos às 41 vagas para a Câmara de vereadores como ferramentas de  campanha eleitoral este ano.

A expectativa é da Diretoria Regional da Empresa de Correios e Telégrafos do Amazonas (DRC-AM) que realizou, ontem, o lançamento regional do serviço “Hot Site Eleições 2012”. O evento contou com a participação do analista de marketing dos Correios de São Paulo, Cláudio Angelini, e de mais de 300 pessoas entre candidatos e representantes de partidos políticos. O candidato a prefeito de Manaus, deputado federal Pauderney Avelino (DEM), participou do evento.

No evento, a direção dos Correios que é uma empresa estatal, divulgou um pacote de soluções postais que inclui: mala direta postal, mala direta postal domiciliária, correspondência (envio de cartas simples e registradas) Sedex, telegrama, carta/cartão resposta, produtos personalizados (selos, envelopes ou aerogramas especiais), entre outros serviços oferecidos pelos Correios. Mais informações sobre os serviços podem ser acessadas no site: www.correios.com.br/candidatos/pages.

Segundo a diretora dos Correios do Amazonas, Luquesia Mustafá de Lemos, os serviços estão sendo implantados gradativamente nos dez maiores colégios eleitorais do Amazonas. Por enquanto, já estão sendo utilizados em Manaus, Manacapuru e Iranduba, mas devem alcançar nos próximos dias os Municípios de Parintins, Itacoatiara, Coari, Tefé, Maués, Tabatinga e Humaitá.

“A utilização desses serviços proporciona um diferencial competitivo em relação aos demais candidatos, já que permite uma comunicação personalizada e objetiva com cada eleitor. Os Correios já utilizam esse procedimento desde a campanha de 2008. O envio de malas diretas postal domiciliária, que deve ser o mais utilizado pelos candidatos,  subiu de 312 mil unidades em 2008 para mais de 517 mil em 2010, um incremento de mais de 65% entre os dois anos eleitorais analisados. A expectativa para essa eleição é que aproximadamente 3 milhões de cartas serão postadas”, afirmou Luquesia Mustafá.

A diretora da ECT-AM explicou que a mala direta domiciliária é um facilitador porque não precisa o endereçamento. “O candidato apenas apresenta as suas propostas e a correspondência vai chegar em todas as casas da rua e do bairro que for determinado. Os preços estão acessíveis. Esse serviço, 50 mil cartas enviadas, está custando R$ 180”, disse Luquesia.

O analista de Marketing, Cláudio Angelini, destacou a importância do marketing no processo político. “O Correio complementa toda ação e comunicação dos candidatos. Não digo que os candidatos têm que usar somente o e-mail, ou a mala direta, mais todas as mídias disponíveis. Só que a mídia do Correio hoje para essas eleições é mais efetiva porque atendemos todas as residências de forma única e mais barata”, avaliou.

http://acritica.uol.com.br/manaus/Manaus-Amazonas-Amazonia-cotidiano-eleicoes_2012-candidatos-correios-eleitor_0_757124290.html

  


Rua Ceará, 206 Prado Maceió - Alagoas 57010-350
SINTECT ALAGOAS 2026
(82) 3326-4454 sintect-al@uol.com.br