(82) 3326-4454
sintect-al@uol.com.br

NOTÍCIAS DO COMANDO DE NEGOCIAÇÃO

29/08/2012

...

 

Nesta última terça-feira, dia 28 de agosto, o Comando Nacional de Mobilização e Negociação da Campanha Salarial 2012/2013 reuniu-se no prédio da Unicorreios com a Comissão de Negociação da ECT para debater as cláusulas de reivindicação dos trabalhadores ecetistas.

A reunião teve início às 14 horas e 20minutos com a fala do representante da ECT Luiz Eduardo expondo algumas questões já tratadas em reuniões anteriores. Em seguida, o Secretário Geral da Fentect Edson Dorta também colocou em mesa a insatisfação da categoria ecetista com a forma morosa em que a ECT vem tratando as cláusulas posta para debates.

O Secretário Geral insistiu em manter as rodadas de negociação analisando cláusula por cláusula afirmando que dessa forma o trabalhador terá suas reivindicações apreciadas item por item, pois as demandas ora exigidas pela categoria vão além das cláusulas econômica/financeira. Os debates continuaram com a participação de outros membros da mesa que abordaram temas como: SAP, a exemplo de Abraão Ferreira, representante de Alagoas, que fez perguntas ao Sr. Henrique (Maranhão), assessor do vice-presidente de operações, conhecido neste meio como "brigadeiro". Abraão fez as seguintes indagações: 1-Foi feito um estudo de impacto antes da implementação do SAP? 2-Qual empresa o fez? Diante das perguntas o Sr. Henrique apenas ironizou dizendo que o SAP foi implementado em Alagoas e que naquele estado foi muito bem aceito, inclusive, disse ele, com depoimentos de funcionários aprovando o tal instrumento. O companheiro Abraão Ferreira fez a negativa dizendo que se houve algum depoimento, foi feito de forma arrumada pela empresa com algumas pessoas desavisadas e que o SAP é visto pelos trabalhadores alagoanos como uma mazela, uma opressão, um ato flagrante de assédio moral, que esses mesmos trabalhadores são orientados pela representação sindical a NÃO assinar as tais avaliações e assim, desde muito tempo, vem sendo feito. Por fim, o companheiro Abraão deixou claro para toda a mesa que o Sr. Henrique não havia respondido as perguntas a ele dirigidas.

O companheiro Halisson Tenório, representante de Pernambuco abordou o tema CorreioSaúde, cláusula 11 da Pauta da Campanha Salarial. Perguntou a mesa da ECT o que de fato a empresa deseja fazer com este item e ouviu do Sr. Idelmo, negociador da empresa, um esclarecimento vazio, desconforme e sem nexo algum com a pergunta. O que o Sr. Idelmo deixou claro foi que a ECT pretende cortar despesas com o plano, porém desconversou e encerrou o assunto.

Quanto a cláusula financeira, a ECT permanece pedindo ao Comando que apresente uma contraproposta. Porém, o entendimento deste Comando é que como a ECT não tem postura de negociadora, não apresentou uma proposta digna de análise e que vem demostrando desprezo pelas reivindicações dos trabalhadores ecetista quando considera a hipótese de reeditar o acórdão feito no TST, porque em uma de suas cláusulas o documento diz que não havendo consenso nas negociações entre as partes, uma vez o TST provocado, o Acórdão pode ser reeditado por até 4 anos, a exceção das cláusulas financeiras, que devem ser discutidas entre as partes ou julgadas por esta Corte. Também é importante salientar que quem tem informações privilegiadas sobre os balanços financeiros é a própria ECT e por isso, é ela quem tem que dizer como pode pagar as reivindicações apresentadas pelos trabalhadores, visto que a ECT já reconheceu em ata que deve tais proventos.

Assim sendo, os representantes deste Comando de Negociação conclamam os companheiros alagoanos a ficarem atentos, motivados e preparados para travar uma batalha não apenas pelas reparações das perdas que nos acompanham desde 1994, não apenas por um salario digno, mas por condições de trabalho dignas, pela redução da jornada de trabalho, pela moralidade e pelo respeito nas negociações por parte da ECT aos temas abordados pela Representação dos Trabalhadores.

 

União, Força e vamos a LUTA!

 

COMANDO NACIONAL DE REIVINDICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO

 

Colaboração: Abraão Ferreira


Rua Ceará, 206 Prado Maceió - Alagoas 57010-350
SINTECT ALAGOAS 2026
(82) 3326-4454 sintect-al@uol.com.br