21/02/2013
Diretores da Fentect estiveram nesta quinta-feira (21/02) na sede da ECT para negociar a PLR 2012. A reunião começou tensa porque os critérios já haviam sidos protocolados pela ECT no DEST sem nenhum entendimento com representantes dos trabalhadores.
Para piorar, a direção dos Correios diz que vai apenas negociar a PLR 2013 a ser paga em 2014. Os representantes dos trabalhadores afirmaram que estão dispostos a negociar. Mas para a PLR 2013 ainda há tempo e a ECT pode prorrogar o prazo para as negociações.
Quanto a PLR 2012, que será paga neste primeiro semestre de 2013, deve ser negociada imediatamente, visto que não houve acordo anterior e a ECT apresentou unilateralmente critérios nocivos para a categoria.
Os representantes da ECT afirmaram na reunião que não há possibilidade de "renegociação" da PLR 2012, mas que não há nenhum problema em fazer esse pedido em instância superior. Porém, após um pequeno intervalo, disseram que consultaram alguém da direção e mais uma vez a reabertura da negociação foi negada.
Fica bem claro para a Fentect e para o Sintect-AL que a diretoria da ECT finge que negocia mas na prática impõe seus critérios, e que retroage em suas práticas. É assim na Campanha Salarial, é assim na PLR.
Nesta sexta-feira (22/01) haverá outra reunião, onde os representantes dos trabalhadores continuarão defendendo os interesses da categoria ecetista. Assim que for possível, o companheiro James Magalhães, secretário de Comunicação do Sintect-AL e membro da Comissão de Negociação da Fentect, nos informará direto de Brasília, o que ficou decidido na reunião com a ECT.