03/09/2008
INFORMATIVO Nº 012 DA COMISSÃO NACIONAL DE ANISTIA
Companheiros(as),
Nos dias 27, 28 e
No dia 01/09, às 14hs, o Ministro Hélio Costa recebeu a Comissão Nacional de Anistia da FENTECT, onde colocamos inúmeros problemas para a solução dos Anistiados.
• Informamos que, mesmo com o parecer favorável da CEA/ECTMC para o deferimento dos processos, a CONJUR estava fazendo uma reavaliação dos requerimentos e inclusive em alguns casos dando o indeferimento. Ressaltamos que esse método descaracterizava todo o trabalho elaborado pela CEA/ECT-MC, que muito respeitamos e até hoje tem feito um bom trabalho com os Anistiados dos Correios e que inclusive ainda existem 05 processos na CONJUR. Informamos ainda que não há necessidade de uma nova apreciação desses requerimentos, uma vez que já foram deferido pela Comissão Ministerial.
• Lembramos ao Ministro que os companheiros que já foram Anistiados ainda não tiveram seus depósitos feitos por parte da ECT referentes ao INSS, o que é um direito garantido
• Pedimos ao Ministro Hélio Costa, sua intervenção junto a Empresa para que as informações de como será feito o reenquadramento dos companheiros Anistiados, sejam repassadas com a maior urgência para o Ministério do Planejamento, pois ficamos sabendo que somente depende dessas informações da ECT para que os companheiros que já foram homologados e listados sejam publicados e realmente possam ter o direito a Anistia.
• Já que a agilidade nos andamentos dos processos dentro do Ministério da Justiça, depende de informações que só a ECT dispõe, pedimos ao Ministro que intervenha junto à Empresa e faça com que isso possa ser resolvido, inclusive as diligências, pois já houve casos em que essas informações demoraram até 02 anos para chegar ao Ministério da Justiça, o que consideramos um absurdo num Governo que se diz interessado em resolver todos os processos de Anistia do País.
Saudações Sindicais,
Comissão Nacional de Anistia