CUT Alagoas definiu prioridades para sua gestão sindical na segunda etapa de Planejamento Estratégico

24/09/2013

O auditório do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos de Alagoas (Sintect-AL), em Maceió, sediou a segunda etapa da Oficina de Planejamento Estratégico da CUT, no dia 04 de setembro (quarta-feira). André Moreira, diretor do Sintect e da CUT-AL, deu as boas-vindas e presenteou todos/as com o livro “Carta Aberta: o movimento sindical nos Correios de Alagoas (1985-1997)”, escrito pelo historiador e ex-dirigente da categoria, Roberval Santos.

Desde a primeira etapa, a Escola NE tem contribuído na mediação e sistematização das propostas da Oficina de Planejamento Estratégico, através do educador Emanoel Sobrinho. Elpides Leão, secretário de administração e finanças da CUT-AL e membro do conselho fiscal da Escola NE, coordenou os trabalhos nesta segunda etapa.

Na primeira etapa, a Direção Estadual definiu como eixos prioritários do Planejamento as diretrizes da estratégia geral da CUT, quais sejam: 1) Impulsionar a luta por desenvolvimento sustentável com soberania popular, igualdade e valorização do trabalho e unidade de ação com outros atores sociais para disputa de hegemonia; 2) Atualizar o projeto político-organizativo da CUT, ampliando as potencialidades para organizar a maioria da classe trabalhadora; e 3) Potencializar a gestão sindical democrática, participativa e eficiente - em consonância às resoluções dos Congressos Estadual e Nacional da Central, realizados em 2012.

Os subsídios da análise de conjuntura nacional e estadual forneceram as bases para o diagnóstico dos problemas a serem enfrentados e as ações que serão implementadas pela Central no estado. Nessa segunda etapa, a prioridade foi detalhar as ações setoriais da CUT-AL, potencializando a convergência de iniciativas entre os membros da Executiva e Direção Estadual em torno das políticas sociais, da mulher trabalhadora, combate ao racismo, formação, comunicação, organização, meio ambiente, entre outras políticas estratégicas.

Para Amélia Fernandes, presidenta da CUT-AL, uma das prioridades está na organização dos Macrossetores (Serviço Público, Rurais, Indústria e Comércio e Serviços), a partir do projeto desenvolvimento sustentável e político-organizativo da CUT. Amélia enfatizou a importância de realizar o Encontro dos Trabalhadores Públicos Municipais para fortalecer e ampliar a  base de representação da Central no estado, considerando o contexto atual de disputa de hegemonia no movimento sindical.

O planejamento também avançou na formulação de orientações e ações para o aprofundamento da gestão democrática na CUT, instituindo-se a instância do secretariado para planejar e acompanhar ações conjuntas das políticas estratégicas. Além disso, foi criado um núcleo gestor do Planejamento Estratégico da Central, responsável pelo monitoramento e atualização do mesmo.

Fonte: