Os dez minutos da sua vida

14/11/2013

Por: * Flávio Show

Em uma pesquisa num setor de trabalho onde há trinta e cinco pessoas, cinco delas trabalhavam todos os dias dez minutos de seu tempo de intervalo quando deveriam estar descansando. Detalhe: o tempo extra trabalhado não era pago pela empresa. Quando se vai para o papel, percebe-se que após um mês trabalhando dez minutos a mais, de segunda a sexta-feira, os cinco indivíduos haviam trabalhado mil minutos e quando somados os doze meses, a quantidade chegou a doze mil minutos.

Diante disso, sabendo que cada hora extra paga aos empregados desse setor girava em torno de R$ 10,00 e que doze mil minutos equivalem a duzentas horas, chegamos aos incríveis R$ 2.000,00 que deixaram de ser pagos. Vamos levar também em consideração que duzentas horas equivalem a vinte e cinco dias de trabalho neste setor.

Com isso, se em cada um dos oito setores da empresa cinco empregados trabalham dez minutos a mais no intervalo, a quantidade de pessoas trabalhando e não recebendo pelos minutos a mais são de quarenta empregados. Seguindo o mesmo raciocínio de cálculos com os quarentas trabalhadores, teremos cerca de noventa e seis mil minutos, que quando transformados em horas extras chegariam a quase R$ 16.000,00 ou duzentos dias de trabalho.

Veja bem: analise os “insignificantes" dez minutos somados e perceba que eles dariam para pagar um empregado por um período superior a um ano e dois meses. Moral da história: a cada ano a empresa deixa de contratar um novo empregado e não gera um posto de trabalho por causa dos dez minutos que, de repente, você pode estar “doando” ao seu patrão. No final, dez minutos de trabalho gratuitos passam a ser dez minutos a menos em práticas de lazer, numa boa conversa com a família ou amigos, estudando ou até mesmo namorando. Pense nisso, vale a pena viver esses dez minutos sempre procurando ser feliz em vez de ficar no martírio do trabalho, ainda mais se esse trabalho for de graça.

* é carteiro e liderança sindical do Sintect-AL