Ecetistas protestam contra o Postal Saúde

04/02/2014

Principal rua do Centro de Maceió ficou interditada durante manifestação

A pretensão de mudar a gestão do plano de saúde dos funcionários dos Correios levou o Sintect-AL a organizar um protesto da categoria em frente à agência central da empresa, no centro de Maceió. Durante as falas, trabalhadores presentes no ato citaram a possibilidade de deflagrar greve por tempo indeterminado, caso a situação se prolongue.

Cerca de 170 trabalhadores entre carteiros e funcionários de outros setores paralisaram as atividades na manhã desta terça-feira (4) e se reuniram para reclamar da alteração da gestão do plano de saúde que deixa de ser de responsabilidade da instituição CorreiosSaúde para ser da empresa Postal Saúde. Com isso, a Rua João Pessoal ou Rua do Sol, principal logradouro do Centro da capital alagoana foi interditada.

Com as mudanças pretendidas pelos Correios, os trabalhadores temem que em vez de pagar pelo atendimento médico-hospitalar apenas quando usar, passem a pagar mensalmente, o que afetará o salário-base da categoria, hoje em torno de R$ 1.084,00.

Em entrevistas a imprensa local, o secretário de Comunicação do Sintect-AL, James Magalhães declarou: “Não aceitamos perder esse direito adquirido desde 1985. É por isso que estamos aqui neste ato público para denunciar mais essa artimanha da ECT contra os trabalhadores e para dizer a sociedade que contamos com seu apoio pela valorização da categoria dos Correios em Alagoas.”

Apesar de a manifestação ter contado com o apoio maciço de carteiros, vários ott‘s e atendentes comerciais, infelizmente mais uma vez os trabalhadores da área administrativa optaram por não participar da mobilização. O lamento de todos foi entoado pelo carteiro Flávio Show que durante seu discurso reclamou do fato desses trabalhadores estarem praticamente lavando as mãos para o que pode acontecer caso o Postal Saúde seja implantado definitivamente. No final, o carteiro saiu aplaudido pelos trabalhadores presentes no ato.

Para o presidente do Sintect-AL, Altannes Holanda, a ação de hoje pela manhã serviu de termômetro e a ECT que se cuide caso continue insistindo em prejudicar a categoria ao implantar o Postal Saúde. Para Altannes, a possibilidade dos trabalhadores decretarem greve a qualquer momento não está descartada. "Já estamos em Estado de Greve, estamos aguardando um recuo da ECT. Isso não acontecendo e dependendo do grau de mobilização em nível nacional, Alagoas poderá em assembleia previamente convocada, decretar greve por tempo indeterminado." Finalizou o presidente.