A força da greve em Alagoas

26/02/2014

Como é sabido por todos os ecetistas alagoanos, estamos em greve desde a zero hora do último dia 19/02 e por um motivo mais do que justo: a mudança unilateral do nosso plano de saúde feito pela ECT.

A nossa greve, por mais que alguns gestores de Alagoas tenham tentado macular ou desdenhar, a mesma começou e continua forte na maioria dos setores paralizados. Além disso,estamos novamente entre os três sindicatos que mais tem funcionários em greve,proporcionalmente ao número de funcionários.

As vésperas da greve a diretoria do sindicato passou em vários setores e percebemos o sentimento de alguns trabalhadores que nunca haviam feito greve,com disposição para fazê-la.E isso na prática aconteceu após a deflagração da greve. E isso foi o entendimento de fato, do que a gente vinha anunciando desde a greve do ano passado,que são as armadilhas do postal saúde.

Queremos aqui nos dirigir aos que estão em greve e também aos que ainda não estão. O direito a greve é sagrado e garantido pela Lei maior do nosso país, a nossa constituição. Para você que está fazendo greve,continue resistindo, tentando convencer mais algum companheiro a fazê-la. Não se deixe levar por qualquer ameaça por parte da gestão, saiba que estamos garantidos pela Lei de Greve,que nos dá respaldo na luta. Para você que ainda não aderiu, ainda é tempo, faça uma reflexão, lembrem-se que nossos familiares são nossos pilares, e necessitam tanto quanto nós do plano de saúde.

Alguns ainda tem questionado o porque de fazer essa greve agora,fora da data base. É bom lembrar companheiros,que fizemos 2 greves em 2008,antes da campanha salarial(Abril e Julho) porque a empresa descumpriu um acordo assinado, algo semelhante ao que acontece agora(descumprindo acórdão do TST).

A direção da empresa, conforme demonstrado no vídeo da audiência do dissídio( http://www.youtube.com/watch?v=hEDyLUVcGkQ )  que aconteceu na última segunda(24) no TST, comprovou toda sua intransigência demonstrada principalmente nas 3 últimas campanhas salariais, em que tivemos nossa data base decidida pelo TST. O que a empresa escondeu em seus informativos é que o próprio Advogado dos Correios afirmou por duas vezes que "não tem acordo com os trabalhadores e que o único acordo seria a volta ao trabalho". Mais intransigente,impossível. Além disso, o representante do Ministério Público admitiu no vídeo que não estava entendendo muito bem a situação. Isso a empresa escondeu também.

Os gestores dos Correios, ao que parece,estão desesperados ao tentarem de toda forma interferir no movimento sindical. Tivemos a informação de que hoje(26) o próprio Diretor Regional de Goiás compareceu na assembleia em pleno horário de trabalho, pra tentar interferir nos rumos do movimento. Ora, quem deve decidir os rumos da greve são os trabalhadores em greve.Será que a ECT vai descontar o dia de trabalho do DR/GO ou apenas utiliza-o como marionete para querer acabar com a greve?

Queremos dizer aos trabalhadores em greve e aos que estão pensando em aderi-la,que não aceitaremos nenhuma coação de qualquer que seja o gestor de Alagoas. Queremos alertar aos companheiros que, se receberem qualquer tipo de ameaça para voltar ao trabalho, que denuncie ao sindicato que tomaremos as medidas cabíveis.

No mais,queremos ressaltar a importância da nossa luta, que aguardaremos o julgamento do dissídio em greve, que não recuaremos e pedir aos colegas que espalhem o panfleto do anexo abaixo, para dizer aos gestores de Alagoas que não aceitamos qualquer tipo de intervenção/ameaça porque estamos lutando pelo nosso maior benefício que é o nosso plano de saúde(CorreiosSaúde).