Funcionário suspeito por fraude ameaça equipe do jornal Extra

11/05/2014

Uma equipe do EXTRA foi ameaçada, na manhã desta sexta-feira, na Zona Oeste do Rio, durante uma operação da Polícia Federal dentro de um inquérito sobre fraudes no plano de saúde do Correios. Um dos suspeitos de envolvimento no esquema, João Maurício Gomes da Silva jogou seu carro contra o veículo da equipe, composta pela repórter Flávia Junqueira, o fotógrafo Fábio Guimarães e o motorista Bruno Guerra. Pouco antes, João Maurício, conhecido como Janjão, já havia dado ré com seu Sandero vermelho e batido no carro do jornal, estacionado logo atrás.

O EXTRA acompanhava a operação quando, esperando por uma equipe da PF numa rua em Curicica, às 8h20m, João Maurício parou seu carro ao lado do da equipe do jornal, tentando impedir o veículo de sair.O motorista da equipe do EXTRA conseguiu manobrar o carro e parar novamente atrás do Sandero de Janjão.

Às 8h40m, João Maurício voltou, entrou no carro, deu ré e bateu no carro do jornal. Quando a equipe desceu do veículo, o suspeito olhou para a repórter e mostrou conhecê-la, dizendo “Oi, Flávia” — a repórter revelou as primeiras suspeitas de fraude no esquema, em agosto, e tem publicado, com exclusividade, diversas informações sobre as investigações desde então.

O motorista Bruno Guerra perguntou a João Maurício o que estava acontecendo. Ele disse que não tinha visto, que tinha sido sem querer.João Maurício saiu então com o carro e parou numa esquina próxima, de onde ficou vigiando a equipe na companhia de outros dois homens e de uma mulher.Após isso, a equipe do EXTRA foi embora, sendo seguida por Janjão. Ele entrou numa rua, fez um retorno e voltou à Estrada de Curicica, por onde a equipe passava, mas na direção contrária. João Maurício entrou na contramão e jogou o carro em cima do veículo do jornal. O motorista do EXTRA desviou para a direita, evitando uma colisão.

Ontem à noite, a equipe do EXTRA registrou na 32ª DP (Taquara), delegacia da área onde ocorreu o fato, os crimes de tentativa de dano e de perigo. A investigação do caso ficará a cargo da delegacia.

Busca e apreensão

A operação, realizada pelo Núcleo de Represão a Crimes Postais da PF, cumpriu mandados de busca e apreensão nas casas de funcionários do Correios suspeitos de integrar o esquema, que já teria desviado dos cofres públicos mais de R$ 15 milhões. Os agentes federais apreenderam computadores, pen drives, documentos e um carro.

São investigados por suspeita de participação no crime Marcos da Silva Esteves, ex-gerente de saúde da estatal, Amilton Oliveira da Silva, chefe da Centro de Entrega de Encomendas de Duque de Caxias, na Baixada, e Fábio Póvoa, ex-gerente da agência do Correios da Barra da Tijuca, além de João Maurício — carteiro e ex-assessor técnico da diretoria regional da empresa no Rio.

Quando agentes da PF chegaram à residência de Amilton, flagraram o suspeito rasgando documentos do Correios. Seu celular foi apreendido. Nele, a polícia encontrou mensagens de outro investigado, alertando que a PF estava a caminho e mandando que ele destruísse os documentos.

Na casa de Póvoa, os policiais encontraram nove decodificadores de TV a cabo, sem nota fiscal. Por causa disso, Póvoa foi levado à Superintendência da PF para prestar esclarecimentos.

— Os policiais queriam documentos do Correios, mas não há nada disso na minha casa. Vim à Superintendência para que eles lavrassem o auto de apreensão de um produto importado que estava na minha casa, sem nota fiscal. Prefiro não dizer que tipo de produto era — afirmou Póvoa ao sair da PF.

FONTE: http://extra.globo.com/casos-de-policia/equipe-do-extra-sofre-ameaca-de-suspeito-durante-operacao-da-policia-federal-12446416.html