Nota de repúdio contra a ECT

16/05/2014

Os trabalhadores dos Correios em Alagoas vêm, por meio desta, manifestar seu repúdio contra as informações inverídicas da ECT, divulgadas no Primeira-Hora do dia 13 de maio. Na ocasião, a empresa de forma tendenciosa e inverídica procura se eximir da responsabilidade de seu ato bárbaro e desumano, em razão de desconto sumário e unilateral de 15 dias de salário e vale-alimentação, aplicados contra os trabalhadores participantes da última greve em defesa da assistência médica de qualidade e gratuita para os ecetistas.

Diante dos fatos e por decisão unânime da Assembleia Geral desta categoria, realizada na data supracitada, o Sintect-AL vem de público repudiar a falácia da ECT quando esta se declara cumpridora das determinações judiciais que levaram aos referido descontos.

A bem da verdade, este Sindicato, preocupado com o bem estar financeiro e familiar dos combativos participantes da última greve, buscou de todas as formas uma solução a fim de se evitar o grave desconforto e aperreio financeiro provocado pelos Correios. Ao tempo em que insensível e de forma algoz, visando o esfacelamento do movimento sindical, a administração central da ECT sequer levou em consideração a possibilidade de se parcelar o desproporcional desconto nos salários e vale-alimentação dos trabalhadores.

Quanto a afirmação mencionada nas linhas do Primeira-Hora, de que os Correios são fiéis cumpridores das decisões judiciais, o que dizer sobre o descumprimento da ação das referências salarias (PCCS 1995) já transitada em julgado com os trabalhadores aguardando “eternamente” para receber o que lhes é devido e de direito? O que dizer do descumprimento de várias outras decisões em favor de carteiros, atendentes comerciais e operadores de triagem? O que pensar de uma empresa que desrespeita o Acórdão Coletivo de Trabalho e não disponibiliza sequer o vale-cultura, prejudicando o processo de formação contínuo da categoria?

Mais uma vez a ECT joga com palavras enganosas e descontextualizadas para insistentemente afrontar a legalidade e subestimar a inteligência dos trabalhadores - fato este repudiado pelos ecetistas em Alagoas.

Maceió, 13 de maio de 2014.

Assembleia Geral dos Trabalhadores dos Correios em Alagoas