Último dia confirma o sucesso do Encontro de Mulheres ecetistas de 2014

16/07/2014

Pensando no futuro do trabalhador, o 17º Encontro Nacional de Mulheres Trabalhadoras dos Correios apresentou durante o último dia (16) temas referentes aos direitos dos funcionários da ECT, que asseguram suas questões financeiras na aposentadoria, em casos de acidente ou morte, entre outros, além de demonstrar a evolução dos fatores econômicos interessantes à categoria.

O diretor da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), Rogério Ubine, apresentou um pouco da história do Postalis. "O fundo de pensão nasceu em 1981 para garantir a complementação dos salários. Não tivemos participação nenhuma na implementação e, de lá para cá, aconteceram muitas coisas com as legislações que regem os fundos", contou. Segundo ele, o Postalis tem como objetivo oferecer e administrar planos para complementação de aposentadoria e cobertura para eventos de risco.

Max Leno, supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), explicou aos trabalhadores dos Correios os fatores econômicos no Brasil e no mundo, também a revolução do salário mínimo, que, de acordo com ele, teve ganhos reais de mais de 70% nos últimos anos. O técnico explanou também sobre a inflação e suas consequências, como a perda de renda imposta ao mais pobre, a dificuldade na negociação por aumento real de salário, redução no consumo e no investimento, além de redução da oferta de crédito. "É importante um comparativo dessas evoluções do salário, da cesta básica e do salário mínimo, para confirmar se estão muito acima dos indicadores econômicos", concluiu.

"Nós mulheres temos um importante papel na sociedade. E é somente com a nossa participação ativa que conseguiremos avançar nas condições igualitárias com os homens. O Encontro foi muito proveitoso e o conhecimento adquirido através da troca de experiência com outras companheiras do país inteiro é imensurável". Disse Edilma Barbosa, representante de Alagoas no Encontro de Mulheres.

O evento fecha mais uma edição que contou, também, com a apresentação de temas relevantes para a saúde das mulheres, por exemplo, como lidar com o assédio moral nas empresas e os seus direitos. O 17º Encontro Nacional de Mulheres Trabalhadoras dos Correios foi realizado entre os dias 14 e 16 de julho e a Fentect já se prepara para a próxima edição.

FONTE: Fentect(Com adaptações)