Informe 052 da Comissão de PCCS - Brasília -DF, 24/10/2008.
AOS
SINDICATOS FILIADOS
Companheiros(as),
No dia 22/10/08, aconteceu, na sede dos Correios, reunião previamente agendada com o Diretor de Gestão de Pessoas, Senhor Pedro Bifano. Na primeira parte da reunião, sem a presença do referido Diretor, foi realizada a apresentação do novo formato de GCR/WEB, Sistema de Gerenciamento de Resultados (GCR), por técnica da ECT, que discorreu sobre as diretrizes que norteiam o Sistema GCR/Web. Após a exposição do GCRWEB a Comissão de PCCS dos trabalhadores ratificou sua posição contra o GCR, que não leva em conta as condições de trabalho existentes na ECT, seja a precariedade das instalações, infra-estrutura e material, e representa para os trabalhadores dos Correios uma ferramenta de repressão, perseguição e assédio moral.
O Diretor iniciou a reunião manifestando sua contrariedade em relação a matéria do jornal da FENTECT editado naquele dia, cuja manchete de capa denunciava que "Direção da ECT prepara a Terceirização da Empresa com seu PCCS". O Diretor disse que ao contrário, que pretende acabar com o MOT (mão de obra terceirizada) e aumentar o numero de trabalhadores concursados. Prontamente, a Comissão dos trabalhadores defendeu a justeza da Manchete do jornal e todo seu conteúdo. Fundamentou as afirmações dando o exemplo da terceirização em curso na área de transporte, que sequer aparece no PCCS da ECT, os Cargos de Motorista que foram transformados em função e os Motoristas que perderam a linha para os terceirizados estão classificados como função inexistente.
Após a argumentação dos trabalhadores, o Diretor afirmou que era contra as terceirizações na ECT. Prontamente, a Comissão dos trabalhadores apresentou proposta de constar das disposições gerais do PCCS uma cláusula específica vedando a ECT de terceirizar qualquer cargo de seu quadro de pessoal. Ele concordou. Ficando agendada reunião para o dia 29/10/08, próxima quarta-feira, quando será tratado este tema e outros relativos ao PCCS. Ficou claro que a Direção da ECT pretende nessa data apresentar uma proposta decisiva para encerrar as negociações do PCCS. Diante dos fatos, solicitamos aos companheiros(as) dos Sindicatos que intensifiquem a mobilização junto à base para a assembléia do dia 29/10/08.
Quanto à assembléia do dia 29/10/08, lembramos aos companheiros que, conforme a última assembléia realizada dia 14/10/08, a categoria a nível nacional deliberou o Estado de greve e o caráter da assembléia do dia 29/10/08 é deflagração de greve, a depender da proposta da empresa a ser apresentada e da orientação desta Comissão Nacional de PCCS dos trabalhadores.
SALIENTAMOS A RESPONSABILIDADE DO MOVIMENTO SINDICAL E DE TODOS(AS) OS(AS) TRABALHADORES(AS) EM BARRAR O CARGO AMPLO TERCEIRIZADOR DA DIREÇÃO DA ECT, INTENSIFICANDO A CAMPANHA DO TERMO DE OPOSIÇÃO AO ENQUADRAMENTO DE CARGOS! UM POR TODOS! TODOS CONTRA O CARGO AMPLO TERCEIRIZADOR DA ECT!
Por um PCCS dos Trabalhadores!
Saudações Sindicais,
COMISSÃO DE PCCS