Trabalhadores dos Correios em Alagoas estão em estado de greve

01/09/2015

Mais de cem trabalhadores dos Correios decretaram estado de greve na noite desta terça-feira (01), no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas de Maceió, localizado na Av. Durval de Góes Monteiro. A decisão veio após os Correios assumirem que pretendem fazer alterações no plano de saúde da categoria e cobrar mensalidade dos trabalhadores admitidos a partir de 01 de setembro.

Além da cobrança da mensalidade e de compartilhamento, a ECT também planeja criar um outro plano de saúde intitulado Postal Mais Saúde com sérios prejuízos para todos os funcionários. Para o movimento sindical, a ideia da empresa é sucatear mais ainda o plano vigente para que, sem opção, o trabalhador abandone o atual plano e, sem atendimento, seja obrigado a migrar para um plano com mais opções de médicos, porém, pago.

A revelação das maléficas intenções da ECT revoltou os trabalhadores presentes na assembleia que saíram do encontro prometendo uma pesada greve geral por tempo indeterminado a partir de 16 de setembro. Para os ecetistas, a única maneira de se evitar uma greve sem precedentes na história dos Correios é a estatal voltar atrás das mudanças e apresentar uma proposta salarial que contemple os trabalhadores.

Para Flávio Show, carteiro do CDD Barro Duro, pagar mensalidade em torno de duzentos reais por uma assistência médica, quando se ganha em média mil e cem reais é inaceitável e inadmissível. Além do mais, a ECT se volta contra os trabalhadores com outros ataques, a exemplo do Correios Par e do já implantado processo de terceirização que ganha cada vez mais força na empresa.

Nova assembleia geral está marcada para a noite do dia 15 de setembro, onde se espera a presença maciça de vários trabalhadores ecetistas para deliberar por mais uma greve nos Correios de Alagoas.