07/01/2009
A energia elétrica é fundamental e, sem ela, tudo seria mais difícil. Mas, para aproveitarmos os benefícios, precisamos aprender a usá-la na medida certa. É isso que mostrou Almir Pereira, coordenador do Programa de Eficiência Energética da Ceal, durante entrevista ao Jornal da Pajuçara Manhã, exibido na Tv Pajuçara.
Almir Pereira explicou o que pode ser feito para gastar menos, que cuidados tomar ao comprar um aparelho e como as trocas de aparelhos podem ser mais rentáveis do que a manutenção de equipamentos antigos, que gastem mais energia.
Abaixo estão algumas dicas e na página da Ceal é possível saber mais dicas para economizar energia elétrica. Quem tiver dúvidas pode encaminhar e-mail aos técnicos do órgão. E os consumidores também podem calcular o consumo de energia informando a quantidade de equipamentos, a potência e o tempo de utilização. O site é www.ceal.com.br.
Dicas
Almir Pereira explica que muitos consumidores acabam gastando mais energia pelo mau uso dos aparelhos e também por manter aparelhos antigos
Então, para economizar energia é preciso tomar cuidado na hora de comprar um aparelho novo e também acaba custando menos trocar aparelhos ao invés de manter equipamentos muito antigos. Na hora da compra, uma dica é ver quem custa menos, na tabela do consumo que fica no próprio equipamento. Ou ainda procurar saber o total de energia gasto pelo produto.
Em especial, ele lembra da geladeira, que é um dos eletrodomésticos que mais gasta energia
Sobre o chuveiro, o gasto é menor se o consumidor não demorar muito no banho; procurar usar o chuveiro com a chave na posição "verão"; limpar periodicamente os orifícios de saída de água do chuveiro; não reaproveitar resistência queimada pois isso acarreta em aumento de consumo e põe em risco sua segurança.
Em relação à iluminação, é aconselhável que o consumidor evite acender lâmpadas durante o dia; abra as janelas e aproveite ao máximo a luz do dia; procure empregar cores claras nos ambientes; não deixe lâmpadas acesas em cômodo vazio; faça limpeza periódica das lâmpadas; não use lâmpada muito forte onde não for necessário. E é importante ressaltar que as lâmpadas incandescentes são as que mais consomem energia elétrica: quando for substituí-las dê preferência por outras mais modernas e econômicas.
Fonte:
http://www.tudonahora.com.br/noticia.php?noticia=34537