18/02/2009
Evento acontece nesta quarta-feira, no Calçadão do Centro de Maceió.
O Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest), pertencente à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizará uma ação educativa nesta quinta-feira (19), a partir das 8hs, em um estande montado no Calçadão do Comércio, para orientar a população a reconhecer casos de Lesões por Esforços Repetitivos (LER), bem como as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento do problema.
A intenção é lembrar o Dia Internacional de Prevenção às LERs, que se comemora em 28 de fevereiro. Para a atividade, a Diretoria de Vigilância à Saúde do Trabalhador (Divisat) conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e da Unidade de Terapia Ocupacional da Uncisal. Profissionais especializados também visitarão setores da sede da Sesau, distribuindo material educativo e orientando funcionários que utilizam computador durante sua jornada de trabalho.
Segundo informou o médico do trabalho, Juraci Roberto Lima, da equipe do Cerest, a LER é uma doença que atinge diversos ramos de trabalho, com maior incidência entre trabalhadores do Comércio, principalmente operadores de caixa de supermercados, e bancários. "Essa é uma doença da era moderna, que nos causa preocupação porque vem crescendo a cada ano, causando, por vezes, incapacitação permanente para o trabalho", explicou Juraci.
Conforme orientação do médico, as pessoas que sentirem formigamento, dor muscular, cansaço, peso ou inchaço nos membros superiores devem procurar uma avaliação médica, pois podem estar com suspeita da doença. "A Sesau tem o Cerest, que funciona no Conjunto Santo Eduardo, no bairro do Poço, com uma equipe multidisciplinar à disposição para conduzir esses casos", informou.
A diretora de Vigilância à Saúde do Trabalhador, Carmelúcia Maurício Lira, reforça a importância do combate ao agravo, e alerta que além de incapacitante profissional, as LERs causam dor e demandam um considerável período de afastamento para o tratamento. Ela ressalta que a maior incidência da doença ocorre em trabalhadores na faixa etária de
Fonte: www.tudonahora.com.br