CONSIN DEFINE MOBILIZAÇÕES PARA CAMPANHA SALARIAL 2022

Em clima de união, representantes dos trabalhadores decidem por demandas econômicas e as datas do Calendário de Lutas

11/06/2022

Na data de ontem, 10 de Junho,foi concluído o encontro Nacional dos representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores dos Correios, o CONSIN, que definiu a pauta de reivindicações e o calendário de lutas para a Campanha Salarial 2022, que incluiu a continuidade da luta contra as privatizações das estatais.

A parte da manhã do segundo dia do 27° CONSIN foi de muito aprendizado e debate. Na ocasião, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) apresentou um parâmetro das pesquisas econômicas realizadas no país. Após isso, debatemos sobre o subsídio da negociação coletiva que é tão importante para os trabalhadores e trabalhadoras.

Já na parte da tarde, foram feitas as discussões sobre a pauta de reivindicações, que após aprovação dos representantes será enviada para os Sindicatos que farão assembleias para aprovação da categoria.

Ainda no segundo periodo do dia, foram definidos os índices econômicos para inclusão na pauta.

Veja abaixo o resumo dos índices econômicos da pauta de reivindicações e do calendário de lutas:

Reajuste salarial: INPC + 300 linear para todos;

Tickete Alimentação: Valor facial : R$ 50; Vale-cesta: R$ 600

Volta dos 70% das férias e volta do Vale-Cultura;

*Proposta de calendário:*

14/06: Ato nos Estados. Dia Nacional de Luta. Ocupa Brasília;

15,16,17/06: Mobilização nos Estados;

21 a 24/06: Assembleias de aprovação da pauta de reivindicações;

07/07: Assembleia de avaliação da campanha salarial;

14/07: Ato nacional em Brasília;

21/07: Assembleia de avaliação de campanha salarial e indicativo de dia de paralisação de 24 h pra 31/07;

31/07: Paralisação de advertência de 24 h;

09/08: Assembleia de Avaliação e decretação de estado permanente de greve;

Final de agosto: Plenária nacional unificada; 31/08: Assembleia de indicativo de greve para setembro, a ser definida.

Segundo André Moreira e James Magalhães, representantes de Alagoas no CONSIN, o encontro foi muito produtivo e serve como parâmetro para a grande luta que virá.

É hora da União de todos, para que possamos continuar lutando pelos nossos direitos, salário digno e contra a privatizações.