ASSEMBLEIA HISTÓRICA EM ARAPIRACA DECRETA ESTADO DE GREVE

Na assembleia, os trabalhadores ficaram sabendo também da proposta elaborada pelo TST

26/08/2022

Uma assembleia histórica foi realizada pelo Sintect-AL na noite de ontem na cidade de Arapiraca, e contou com a participação de vários trabalhadores da cidade e do sertão. Foi feita uma bela homenagem a companheira Ângela Márcia Mota, carteira de Traipu que nos deixou recentemente, e que sempre esteve presente nas lutas e assembleias. Como sugestão do companheiro André Moreira, o nome da companheira foi dado a assembleia, como parte de um grande legado e exemplo que ela deixou e que nunca será esquecida pela categoria.

No encontro, o presidente do Sintect-AL, Alysson Guerreiro também falou da importância da união de todos os trabalhadores para que a categoria possa sair vitoriosa na campanha salarial. Foi passado pra categoria a proposta apresentada numa reunião ocorrida na tarde de ontem entre a Findect e o TST, no processo de mediação em que a Fentect também está incluída juridicamente.

O Ministro Ives Gandra, representando a vice-Presidente do TST, Ministra Dora, apresentou a seguinte proposta a ser submetida a ECT:

-Reposição integral da inflação com repercussão nas demais parcelas de natureza salarial e econômica, inclusive benefícios;

-Pagamento da PLR de 2021 e 2022 de forma linear;

-Pagamento do trabalho em fins de semana com adicional, nos termos da última sentença normativa;

-Pagamento do vale-alimentação também nas férias;

-Liberação dos dirigentes sindicais;

-Manutenção das demais cláusulas da sentença normativa imediatamente anterior;

-Compromisso de não deflagração de nenhum dia de greve.

A ECT tem até segunda, 29/08, para se manifestar sobre aceitação ou não da proposta. E os Sindicatos, sejam filiados a Findect ou Fentect, têm até o dia 31/08 para se posicionar através das assembleias com os trabalhadores.

Assim, seguindo o calendário de lutas, os trabalhadores presentes na assembleia em Arapiraca decretaram por unanimidade o estado de greve, com o indicativo de greve para o próximo dia 01 de Setembro.

Nossa próxima assembleia será no dia 31/08 em Maceió, e desde já contamos com a presença de todo(a)s para juntos darmos o melhor encaminhamento dos Ecetistas Alagoanos e nos somarmos as deliberações nacionais, sempre em busca dos nossos direitos.