TRABALHADORES APROVAM PROPOSTA PARA ASSINATURA DO ACT 2022

Em mais essa dura batalha, destaque mais uma vez para força sindical.

01/09/2022

Em noite histórica, os trabalhadores dos Correios em todo Brasil,participaram de mais uma Assembleia Geral. Depois de muita luta dos movimentos sindicais em todo país, que diuturnamente estiveram na linha de frente das negociações, além da manutenção das cláusulas existentes, foram conquistados alguns novos benefícios para a categoria.

Mais uma vez, a família ecetista alagoana, atendendo a convocação do Sintect-AL na noite desta quarta-feira (31),lotou o Auditório Denis Queiroz.  Durante a assembleia, foram colocados aos presentes, todos os pontos do Acordo Coletivo 2022/2023, inclusive com os itens propostos pelo TST à empresa no último dia 25, quando  o Tribunal  começou  a intermediar a negociação,no intuito de evitar a Greve Geral, que aconteceria no dia 1 de Setembro, caso a ECT não aceitasse o apelo da instituição.

A proposta trouxe avanços em relação ao proposto pela empresa na negociação, demonstrando que a direção dos Correios poderia ter resolvido, finalizando  a campanha salarial sem a necessidade de mediação do TST e muito menos sem as ameaças aos trabalhadores, mas faltou boa vontade do atual governo e reconhecimento aos trabalhadores que são os verdadeiros responsáveis pelo lucro obtido pela empresa.

Os itens da proposta aprovada para assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2023, foram:

-Manutenção das cláusulas da última sentença normativa;

-Reajuste de 10,12% nos salários com repercussão nas demais parcelas de natureza salarial,econômicas e benefícios;

-Vale alimentação/refeição e cesta com reajuste de 10,12% e o retorno do pagamento deste benefício nas férias;

-Pagamento do trabalho em fins de semana, nos termos da última sentença normativa;

-Retorno da cláusula de liberação sindical;

-Inclusão da cláusula da PLR 2021 e 2022, sendo que a 2021 será linear na parcela corporativa e proporcional da parcela individual. Já a de 2022 de acordo com o programa aprovado pela SEST.

Em seguida todas foram colocadas para votação e aprovadas de forma unânime por todos os presentes. Durante o evento, o Secretário-Geral, Altannes Holanda, fez questão de esclarecer dúvidas sobre algumas cláusulas. Altannes aproveitou ainda para agradecer a todos os sindicalizados pela confiança na entidade, parabenizou os colegas que vieram do interior do estado para a reunião, destacando a importância também  dos companheiros alagoanos,desde o início do  processo contra a privatização.

Já o Presidente Alysson Guerreiro, destacou em sua fala toda a crueldade cometida aos trabalhadores, pelo atual Presidente da República,fazendo questão de lembrar que o atual DESGOVERNO, gastou bilhões de reais na compra da maioria dos Deputados Federais, para que os mesmos votassem a favor da venda dos Correios e aproveitou também para mais uma vez lamentar que ainda existam funcionários que apoiem o maior inimigo do trabalhador brasileiro.

Alysson também sugeriu que a contribuição sindical voltasse a ser de 2%, já que em assembleia ocorrida em Junho foi aprovado o valor de 3%. Sendo assim, os trabalhadores presentes aprovaram também por unanimidade a diminuição de 1% na referida contribuição, retornando ao valor de 2% a partir dos salários de Setembro.

Toda a campanha salarial 2022 foi acompanhada diretamente pelo representante de Alagoas, Givaldo Gomes, no comando de negociação da Fentect, que juntamente com os demais sindicatos do Brasil defenderam os direitos dos trabalhadores. "O resultado desta campanha salarial é fruto do trabalho incansável do comando nacional de negociação. É importante sempre destacar o apoio essencial dos trabalhadores filiados ao Sintect-AL, graças a confiança de todos, somos um sindicato  forte e preparado para lutar contra as injustiças que estão acontecendo, principalmente nos últimos anos quando o atual Presidente da República  assumiu o comando do nosso país.Vamos continuar na luta!!!", disse Givaldo.

Veja nos anexos mais fotos da assembleia e também a íntegra da proposta de acordo coletivo aprovada.