NOTA DE REPÚDIO: XENOFOBIA NÃO

02/03/2023

O Sintect-AL vem a público repudiar veementemente as falas do vereador Sandro Fantinel (Patriota), na tribuna da Câmara de Vereadores da cidade de Caxias do Sul (RS) na última terça-feira, 28/02.

O discurso do parlamentar é xenófobo e desumano, especialmente quando realizado em apologia a uma situação de trabalho análogo à escravidão onde mais de 200 trabalhadores foram resgatados durante a colheita da uva para as vinícolas da Serra Gaúcha. A maioria desses trabalhadores são baianos.

O preconceito e a xenofobia do vereador parecem servir para justificar a prática do trabalho escravo. O vereador se utiliza do mais vil sentimento discriminatório, para sedimentar uma narrativa criminosa que perdoa o insulto da escravidão moderna, estabelecendo o patrão como vítima. Para subverter a responsabilidade dos fatos, alega preguiça entre os trabalhadores escravizados. Busca com isto, respaldo na camada mais torpe do empresariado gaúcho. É tóxico, nocivo, e precisa de resposta da sociedade.

Nos Correios de Alagoas temos alguns funcionários baianos, que prestam seus serviços a sociedade com muito zelo e responsabilidade. O Sintect-AL se solidariza com toda a classe trabalhadora insultada por esse vereador, em especial os trabalhadores da Bahia. É necessário e urgente que o fato da escravidão ocorrida no sul seja devidamente apurado e os responsáveis punidos.

Quanto ao discurso xenofóbico e preconceituoso do vereador contra os trabalhadores da Bahia, esperamos que a Câmara Municipal de Caxias do Sul instaure um processo no Conselho de Ética Parlamentar, colocando tais manifestações sob o escrutínio daquela Casa, e que o mesmo responda civil e criminalmente pela sua fala.