18/08/2023
Desde o início das tratativas de negociações coletivas de trabalho para o ACT 2023, as Federações e os Sindicatos filiados deixaram bem claro para os negociadores da ECT que, após anos de perdas para os trabalhadores e aumento dos lucros da empresa, além de recompor direitos roubados pelo governo anterior, o reajuste nos salários e benefícios deveriam ter aumento real (acima da inflação).
Mesmo com uma boa expectativa da categoria, infelizmente a ECT apresentou no dia de ontem uma proposta financeira vergonhosa.
Não dá para aceitar, depois de tudo que os trabalhadores ecetistas passaram, com a perda de vários direitos, inclusive com um enorme déficit também na parte financeira e com o lucro exorbitante obtido pela empresa, principalmente no aumento significativo do fluxo de encomendas, que a ECT apresente uma proposta rebaixada de zero(0%) para os salários em agosto. Além disso, propuseram que o reajuste nos benefícios não contemple nem a inflação do período: apenas 90% do INPC. E que os salários só tenham esse aumento somente em janeiro de 2024, fazendo com que os trabalhadores percam 5 meses de data-base.
Segundo Flávio Show Ribeiro, representante de Alagoas no comando de negociação, a empresa está pagando pra ver a reação dos trabalhadores. "Mais do que nunca, chegou a hora dos ecetistas do país inteiro lotarem as assembleias e mostrarem a sua indignação, porque não adianta somente reclamar no setor de trabalho e não participar ativamente dos atos, que são termômetros utilizados pela empresa para melhorar essa indecente proposta", acrescentou Show.
É preciso que toda a categoria lote a assembleia no próximo dia 24/08, para analisarmos juntos a proposta e respondermos oficialmente a empresa que não aceitaremos propostas rebaixadas. Precisamos fortalecer essa luta em defesa dos nossos direitos e por um aumento real de salário !!!
Veja um resumo da proposta apresentada pela ECT:
A proposta é de um ACORDO BIANUAL sendo:
➖ 90% do INPC: 3,18% nos salários a partir de 1 de janeiro de 2024.
➖ 90% do INPC: 3,18% em todos os benefícios a partir de 1 de agosto de 2023.
➖ 100% do INPC a partir de 1 de agosto de 2024.
➖ MENSALIDADES PLANO DE SAÚDE:
-Redução de 50% para 40% para quem ganha até R$ 5.000 de remuneração.
-Aumento de 50% para 55% para quem ganha acima de R$ 5.000 de remuneração.
-Redução da coparticipação de 30% para 25% para todos.
Validade do acordo de 01 de agosto de 2023 a 31 de julho de 2025.