20/09/2023
Depois de alguns meses de negociações, finalmente chegou ao fim a negociação referente a campanha salarial 2023/2024.
Em mais uma Assembleia Geral realizada na noite de ontem (19), no auditório Denis Queiroz,trabalhadores e trabalhadoras ecetistas acompanharam atentamente os esclarecimentos dos diretores do Sintect-AL sobre a mais recente proposta do Acordo Coletivo por parte da ECT.
Outras lideranças sindicais também participaram da importante reunião. O Presidente da CUT, Luciano Santos, lembrou do massacre do ACT 2020, quando o atualmente inelegível ex-presidente, retirou de forma cruel, 50 cláusulas do acordo coletivo dos funcionários dos Correios, destacando o atual momento onde muitas delas foram reconquistadas. Já Vicente Oliveira, diretor de Comunicação da mesma entidade, destacou também a luta incansável da categoria contra a privatização, mal que atormenta outras classes trabalhadoras em nosso estado.
Dando continuidade aos trabalhos, Altannes Holanda e Alysson Guerreiro, respectivamente Secretário-Geral e Presidente do Sintect-AL, esplanaram de forma resumida, tudo que foi proposto pela direção da empresa. Mesmo não havendo muita evolução na parte econômica, os diretores reconheceram o importante avanço nas cláusulas sociais, mas fizeram questão de enfatizar que o Sindicato aguardou novidades até o último momento antes da reunião, situação que infelizmente não aconteceu.
O Vice-presidente, Flávio Show , foi homenageado pelo também diretor André Moreira. André elogiou o essencial trabalho do companheiro, que junto a Comissão Nacional de Negociações, representou de forma brilhante os ecetistas alagoanos.
Flávio por sua vez, aproveitou o valioso momento e falou sobre os 17 dias em que esteve em Brasília, sempre buscando melhorias para a coletividade. O habilidoso sindicalista fez questão de enfatizar o retorno do bom diálogo, situação que não aconteceu nos últimos terríveis seis anos e tal fato deixou a companheirada presente no Distrito Federal, bastante esperançosa quanto ao futuro.
Ao final, os diretores selecionaram algumas cláusulas dentre as 78 contidas no documento e detalharam cada uma. Veja abaixo as principais propostas da minuta para o ACT 2023, que é composta por 37 cláusulas do ACT anterior + 30 cláusulas que retornaram + 11 cláusulas novas, são:
Em seguida a proposta final foi colocada para votação e por ampla maioria dos votos, a mesma foi aprovada.
Nós que fazemos parte do Sintect-AL, gostaríamos de reforçar que mais uma vez não foram medidos esforços para lutar em mais essa Campanha Salarial, saibam que independente de quem esteja no poder, continuaremos buscando melhorias para os Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios no estado de Alagoas.
Veja abaixo algumas fotos da assembleia e a minuta completa aprovada da proposta para o acordo coletivo.