TRABALHADORES DE ALAGOAS APROVAM PROPOSTA PARA ASSINATURA DO ACT 2023

Direção do Sintect-AL analisou as 78 cláusulas e discutiu com o(a)s companheiro(a)s presentes na assembleia

20/09/2023

Depois de alguns meses de negociações, finalmente chegou ao fim a negociação referente a campanha salarial 2023/2024.
     Em mais uma Assembleia Geral realizada na noite de ontem (19), no auditório Denis Queiroz,trabalhadores e trabalhadoras ecetistas acompanharam atentamente os esclarecimentos dos diretores do Sintect-AL sobre a mais recente proposta do Acordo Coletivo por parte da ECT.
     Outras lideranças sindicais também participaram da importante reunião. O Presidente da CUT, Luciano Santos, lembrou do massacre do ACT 2020, quando o atualmente inelegível ex-presidente, retirou de forma cruel, 50 cláusulas do acordo coletivo dos funcionários dos Correios, destacando o atual momento onde muitas delas foram reconquistadas. Já Vicente Oliveira, diretor de Comunicação da mesma entidade, destacou também a luta incansável da categoria contra a privatização, mal que atormenta outras classes trabalhadoras em nosso estado.
     Dando continuidade aos trabalhos, Altannes Holanda e Alysson Guerreiro, respectivamente Secretário-Geral e Presidente do Sintect-AL, esplanaram de forma resumida, tudo que foi proposto pela direção da empresa. Mesmo não havendo muita evolução na parte econômica, os diretores reconheceram o importante avanço nas cláusulas sociais, mas fizeram questão de enfatizar que o Sindicato aguardou novidades até o último momento antes da reunião, situação que infelizmente não aconteceu.
     O Vice-presidente, Flávio Show , foi homenageado pelo também diretor André Moreira. André elogiou o essencial trabalho do companheiro, que junto a Comissão Nacional de Negociações, representou de forma brilhante os ecetistas alagoanos.
     Flávio por sua vez, aproveitou o valioso momento e falou sobre os 17 dias em que esteve em Brasília, sempre buscando melhorias para a coletividade. O habilidoso sindicalista fez questão de enfatizar o retorno do bom diálogo, situação que não aconteceu nos últimos terríveis seis anos e tal fato deixou a companheirada presente no Distrito Federal, bastante esperançosa quanto ao futuro.
     Ao final, os diretores selecionaram algumas cláusulas dentre as 78 contidas no documento e detalharam cada uma. Veja abaixo as principais propostas da minuta para o ACT 2023, que é composta por 37 cláusulas do ACT anterior + 30 cláusulas que retornaram + 11 cláusulas novas, são:

• Reajuste de R$ 250 linear (com reflexo em todas as rubricas remuneratórias) ou 3,53% para quem recebe acima de R$ 7.000 de remuneração, pagos em Janeiro de 2024;
  • 3,53% sobre os benefícios retroativo a Agosto;
  • Vale-extra em dinheiro de R$ 1.000 pago em 5 dias após a assinatura do ACT;
  • Gratificação extra de R$ 1.500 pago em Janeiro de 2024;
  • Pagamento de 200% ou 2 folgas para o trabalho em domingos e feriados;
  • Gratificação de quebra de caixa no valor de R$ 257,07
  • Vale-transporte: nos locais onde não tiver transporte de empresas ou indisponibilidade de transporte público incompatível com a jornada de trabalho, os Correios garantirão o pagamento em pecúnia;
  • Parcelamento do adiantamento de férias em 5 vezes;
  • Retorno da antiga cláusula 33: limbo previdenciário;
  • Manutenção do tickete por 90 dias em caso de afastamento pelo INSS;
  • Garantia de atestado de acompanhamento de 6 dias ou 12 turnos para filhos menores de 18 anos e pais com mais de 60 anos e/ou com dificuldade de locomoção;
  • Licença paternidade de 20 dias e Licença maternidade de 6 meses;
  • Reembolso creche/babá até 7 anos para filho(a), tutelado(a) ou menor sob guarda em processo de adoção.
  • Auxílio para dependentes com deficiência no valor de R$ 989,90
  • Supressão do DDA: a empresa apresentará no prazo de 180 dias estudos sobre a supressão do DDA;
  • Enfrentamento a violência contra a mulher: garantia de licença remunerada de 10 dias em razão de violência doméstica;
  • Plano de saúde: a empresa na condição de MANTENEDORA do plano criará em 60 dias, comissão para debater melhorias e mudanças no plano de saúde;
  • Compromisso de interação junto aos órgãos governamentais visando a realização de concurso público em caráter de urgência.

Em seguida a proposta final foi colocada para votação e por ampla maioria dos votos, a mesma foi aprovada.
     Nós que fazemos parte do Sintect-AL, gostaríamos de reforçar que mais uma vez não foram medidos esforços para lutar em mais essa Campanha Salarial, saibam que independente de quem esteja no poder, continuaremos buscando melhorias para os Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios no estado de Alagoas.

Veja abaixo algumas fotos da assembleia e a minuta completa aprovada da proposta para o acordo coletivo.