Direção dos Correios não prioriza Concurso e lança "demissão por acordo"

Direção do Sintect-AL cobra Concurso público urgente

12/01/2024

O que vem acontecendo nos setores dos Correios em Alagoas e no Brasil, com a falta de funcionários, chega a ser inadmissível, ainda mais num governo eleito com a pauta dos trabalhadores. É certo que os últimos anos nos Correios foram de gestões agressivas, que tinham a intenção de sucatear a empresa para depois vendê-la.

O ano de 2023 foi para "arrumar a casa", devolver alguns direitos roubados dos trabalhadores, dentre outras ações importantes com vista a fortalecer a nossa empresa. Mas já estamos em meados de Janeiro do segundo ano e nada de concreto, até o momento, sobre o concurso público dos Correios.

O fato é que todos os setores dos Correios estão abarrotados de objetos Postais, principalmente por causa da falta de funcionários, já que o último concurso público ocorreu em 2011, sem contar que todos os dias saem da empresa vários funcionários, ou que passam em outro concurso ou que se aposentam, e não temos a reposição desses postos de trabalho.

A verdade hoje é que um verdadeiro caos está instalado, com funcionários trabalhando por 3 ou 4,  um dia numa cidade, outro dia em outra, até quando?

Os trabalhadores já não aguentam mais trabalhar nesse ambiente e estão adoecendo, sem contar que a população acaba não recebendo um serviço de qualidade.

Diante dessa situação calamitosa, a direção dos Correios, ao invés de priorizar os trâmites do Concurso público, lança um documento com um "Frankenstein" da reforma trabalhista do governo Temer: a demissão por acordo.

Essa demissão por acordo é prevista em Lei, que foi um dos artigos da reforma trabalhista incluído na CLT que é prejudicial aos trabalhadores, visto que nesse acordo, o trabalhador acaba abrindo mão de seus direitos, já que o mesmo prevê apenas: 50% do aviso prévio, indenização de 20% do FGTS ao invés de 40%, saca no máximo 80% desse fundo e não tem direito ao seguro desemprego.

Portanto, é um verdadeiro absurdo que a empresa lance esse normativo, ao invés de lançar o concurso público, não podemos aceitar. Necessitamos de concurso público urgente, para melhores condições de trabalho para todos !

#ConcursoPúblicoJá