SINTECT-AL PARTICIPA DE MESA NACIONAL DE NEGOCIAÇÃO E 2º TERMO ADITIVO SERÁ ASSINADO

Alyssson Guerreiro, Presidente do Sintect-AL, participou da mesa como representante de Alagoas

31/01/2024

Conforme a Cláusula 23 do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2023/2024 (Processo Permanente de Negociação), ocorreu hoje uma reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente dos Correios – MNNP-Correios e representantes das Federações e Sindicatos, de forma híbrida (presencial e online), para tratar de temas de interesses dos trabalhadores.

Na reunião de hoje, que teve a participação do Presidente do Sintect-AL, Alysson Guerreiro, representando Alagoas, discutiu-se especificamente as cláusulas 13 e 61 do ACT.

Sobre a cláusula 13 (PARCERIA COM AS ASSOCIAÇÕES RECREATIVAS DOS(AS) EMPREGADOS(AS)), ficou definido que os Correios ampliarão o tempo de liberação de dirigente de associação de 2 para 4 dias por mês, para trabalhar em busca de benefícios e bem estar aos trabalhadors dos Correios.

Sobre a cláusula 61 (SITUAÇÃO EM CASO DE ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA), ficou definido a inclusão da frase "Estado de Emergência", além do estado de calamidade. Inclusive o companheiro Alysson Guerreiro citou na reunião um exemplo recente em Maceió, no caso do crime ambiental da Braskem, onde foi decretado estado de emergência na região e assim o ACT poderia beneficiar algum trabalhador ou trabalhadora dos Correios que por ventura estivesse no entorno da situação emergencial.

Desta forma, ficou definido que um segundo aditivo ao Acordo Coletivo 2023 será assinado com esses avanços.

A próxima reunião da Mesa de Negociação deverá ocorrer no dia 22 ou 23 de Fevereiro (a definir) com os seguintes temas:

-Ponto eletrônico;

-Concurso Público;