(82) 3326-4454
sintect-al@uol.com.br

DIRETORES DO SINTECT-AL PARTICIPAM DE REUNIÃO COM CEREST

Tatiana Vieira e André Moreira estiveram presentes na proveitosa reunião

04/03/2024

...

     Sempre preocupado com o bem estar dos trabalhadores e trabalhadoras ecetistas, o Sintect-AL participou de mais uma importante reunião no Centro Integrado de Referência Regional de Saúde do Trabalhador ( CEREST).

     Na oportunidade os diretores André Moreira e Tatiana Vieira, estiveram reunidos com representantes da empresa e integrantes do renomado centro, onde juntos definiram um conjunto de ações para melhorias nas condições de trabalhol de toda categoria.

     Temas como o combate ao assédio moral, sexual e saúde mental também foram discutidos. Ao final ficou definido  que ao longo do ano, todas as ações debatidas serão executadas, nessa essencial parceria entre o CEREST e a ECT-AL.

     É importante ressaltar que, após 17 anos de disputa judicial, o Supremo Tribunal Federal (STF) consolidou recentemente o reconhecimento do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Jundiaí como autoridade competente para fiscalizar e impor penalidades a empresas que negligenciam normas essenciais de segurança e medicina do trabalho. Esta decisão, já definitiva, não apenas valida a atuação do Cerest Jundiaí, mas estende sua jurisdição para abranger todos os Cerest’s do território nacional.

     O Cerest desempenha um papel crucial na promoção de ações que visam melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida dos trabalhadores, priorizando a prevenção e a vigilância. Suas atribuições incluem integrar a rede de serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), apoiar investigações complexas, assessorar convênios de cooperação técnica e subsidiar a formulação de políticas públicas.


Rua Ceará, 206 Prado Maceió - Alagoas 57010-350
SINTECT ALAGOAS 2024
(82) 3326-4454 sintect-al@uol.com.br