Presidente dos Correios atrasa Concurso e trabalhadores continuam sobrecarregados

12/03/2024

Apesar de ter designado uma comissão organizadora do concurso público dos Correios no último dia 28/02, é fato que essa iniciativa da gestão nacional da ECT, na pessoa do senhor Fabiano Silva, foi feita com um atraso inconcebível. Se não fosse este atraso, os Correios poderiam estar incluso no concurso nacional unificado, que foi lançado em Janeiro deste ano pelo Governo Federal.

É certo também que, nos últimos anos os Correios tiveram gestões agressivas, que tinham a intenção de sucatear a empresa para depois vendê-la. Passado esse período tenebroso, a nova gestão deveria priorizar urgentemente a realização deste concurso, tão aguardado pela sociedade há muitos anos e também pelos trabalhadores ecetistas.

O fato é que todos os setores dos Correios estão abarrotados de objetos Postais, principalmente por causa da falta de funcionários, já que o último concurso público ocorreu em 2011, enfrentando um déficit significativo de pessoal, com seu efetivo reduzido de 130 mil para 80 mil, ao mesmo tempo em que lida com uma demanda crescente, especialmente devido ao aumento do comércio eletrônico.

Os ecetistas já não aguentam mais trabalhar nesse ambiente e estão adoecendo, sem contar que a população acaba não recebendo um serviço de qualidade, como deveria ser. Claro que não por culpa dos funcionários, que fazem esforço sobre-humano para manter a empresa com um mínimo possível de qualidade.

É preciso que o senhor Fabiano Silva acorde e determine que essa comissão organizadora faça o seu trabalho o mais rápido possível, afinal, os dados necessários para isto não são difíceis de compilar, para que haja logo a licitação da empresa que organizará o concurso e consequentemente o lançamento do edital ainda neste primeiro semestre de 2024.

Chega de enrolação para com os trabalhadores, precisamos de dignidade: concurso público urgente e rápido é o que exigimos !!!