DESUMANO: CAMINHÕES DE CARGA/DESCARGA SEM AS MÍNIMAS CONDIÇÕES PÕE EM RISCO TRABALHADORES

Flagrante no CDD Ponta Verde mostra que o absurdo continua

04/06/2024

Nos CDD'S, um serviço que deveria ser executado com a ajuda de equipamentos, como empilhadeiras ou rampas mecânicas, está sendo feito de forma desumana, porque além do imenso peso do conteúdo, a altura entre o baú do caminhão e o solo, é de aproximadamente um metro, fatos inaceitáveis que colocam em risco a integridade física dos trabalhadores dos Correios.

O problema da falta de rampas nos caminhões de coletas, está causando um enorme mal estar para os já tão sobrecarregados companheiros. O lamentável fato é recorrente, inclusive essa inaceitável ocorrência já foi noticiada em outra oportunidade aqui mesmo neste site.

O flagrante, conforme fotos abaixo coletadas pelo Sintect-AL, mostram o trabalho desumano executado por funcionários de terceirizada no CDD/Ponta Verde, onde os mesmos carregam o caminhão sem plataforma de apoio, de forma braçal, que além de atrasar o serviço, coloca a integridade física de todos envolvidos em risco.

Além disso, no CDD/Maceió, segundo informações apuradas pelo Sintect-AL, está havendo um grande atraso na chegada dos caminhões com os CDL´s com encomendas, inclusive de Sedex, porque a empresa terceirizada não atende a demanda dos Correios, atrasando todo o serviço e prejudicando a população.

Como em diversas outras situações, existe também uma enorme um desleixo por parte do SE/AL em relação aos contratos de terceirização. Nesses casos específicos, os veículos deveriam possuir equipamentos adequados para o serviço. Mesmo que conste no contrato a exigência que os caminhões precisem ter os elevadores hidraulicos com sistema de rampa e as contratadas não estejam obedecendo, ainda assim está existindo negligência por parte da Superintendência, que deveria estar fiscalizando o importante serviço. Fora a questão de caminhões que não atendem as condições mínimas de trabalho, pelo atraso observado no CDD/Maceió, é preciso que a gestão cobre que haja uma quantidade maior de carros para atender a demanda.

Esse é mais um fato lamentável, pois atualmente alguns gestores dos Correios vivem um momento de total lambança administrativa e envergonham os ecetistas que passaram a vida trabalhando por uma empresa melhor!
     A direção do Sintect-AL repudia toda e qualquer situação que venha a prejudicar os trabalhadores e trabalhadoras, sejam eles efetivos ou terceirizados. Cobramos providências urgentes e continuaremos atentos até  que mais esse absurdo seja resolvido de forma definitiva.