20/11/2024
A data de 20 de novembro remete ao dia da morte de Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, o maior quilombo das Américas durante o período colonial. O feriado nacional reforça a luta contra o racismo e a necessidade de reflexão sobre a memória e resistência do povo negro.
Este é um momento de valorizar ainda mais a história, a cultura e a resistência do povo negro. É uma data que nos convida a refletir sobre as feridas abertas deixadas pela escravidão e o racismo estrutural que infelizmente ainda persistem. Um dia marcante,que além da celebração, é também um chamado para a ação, para que possamos continuar lutando pela igualdade e respeito, pois o racismo é um problema de todos nós, pois não podemos deixar de reconhecer as contribuições inestimáveis do povo negro para a formação da nossa identidade cultural, artística, econômica e social.
SALVE ZUMBI DOS PALMARES!!
Um verdadeiro MITO, símbolo de resistência e muita luta em defesa do seu povo.
SALVE DANDARA!!!
Mulher forte, guerreira e heroína, que preferiu lutar até a morte, do que ter que voltar para escravidão, tornando-se também uma verdadeira inspiração para outras mulheres negras.
Que o Dia da Consciência Negra continue sevindo para fortalecer o diálogo, promover a justiça e construir um futuro em que todas as pessoas, independentemente da cor da pele, tenham as mesmas oportunidades de prosperar e viver com dignidade.
Nós que fazemos parte do Sintect-AL, entendemos que o racismo não pode ser apenas debatido,ele precisa ser erradicado, combater qualquer tipo de discriminação, é uma obrigação de toda sociedade