25/11/2024
Nesta segunda-feira, 25/11, Dia Internacional Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, o Sintect-AL reforça o compromisso com o enfrentamento a todas as formas de violência contra mulheres e meninas. A data, marcada por campanhas e ações em todo o mundo, traz à tona dados alarmantes divulgados pela Organizações das Nações Unidas (ONU): em 2023, uma mulher ou menina foi assassinada a cada 10 minutos por parceiros ou familiares, revelando a gravidade do feminicídio e a necessidade urgente de reforçar as redes de proteção e conscientização.
Os dados são alarmantes e demonstram a ausência de políticas públicas efetivas para combater e eliminar a violência contra a mulher, tendo em vista que o documento explicita que “mulheres e meninas em todos os lugares continuam sendo afetadas por essa forma extrema de violência de gênero e nenhuma região está excluída”. No âmbito dos dados relacionados aos números de mortes de mulheres na América, ocupamos o 3º lugar no ranking, com o total de 8.300 feminicídios, antecedidos pela África (21.700 vítimas) e pela Ásia (18.500); e seguidos da Europa (2.300) e da Oceania (300).
Nos posicionamos sobre a importância de sermos apoiadores das organizações de direitos das mulheres e aos órgãos institucionais, com a necessidade de criar mecanismos que assegurem a proteção às mulheres, o acolhimento e a assistência especializada, além construção de políticas públicas e o fortalecimento do financiamento, avaliação e monitoramento.
Seguimos na luta diária por um mundo onde nenhuma mulher precise temer por sua vida ou por sua liberdade. Para a proteção de todas as mulheres, é preciso que lembremos cotidianamente que, na violência contra a mulher, a gente mete a colher sim !!!