30/12/2024
Conforme denunciado recentemente pelo Sintect-AL, a direção dos Correios decidiu unilateralmente acabar com várias funções de quebra de caixa a partir de início de 2025. Sem dúvida essa decisão covarde irá impactar negativamente a remuneração dos trabalhadores, que já atuam sobrecarregados com a demanda cada vez mais crescente.
Mas ao que parece, atacar financeiramente aos companheiros atendentes não os deixaram satisfeitos. Um informe enviado às agências, não deixa claro qual serviço exatamente poderá ser feito a partir de agora por esses trabalhadores que ficarão sem quebra de caixa. Então, aproveitamos esse momento para orientar que ,apesar de abrirem o sistema Correios Atende, os companheiros e companheiras façam somente o serviço de posta restante.
Vale lembrar que o nosso Acordo Coletivo é bem claro: " O adicional de quebra de caixa é devido àqueles trabalhadores que lidam com o recebimento/pagamento de dinheiro".Nesse caso, se não irão receber mais essa gratificação, não existe mais a obrigação de trabalhar com esses serviços específicos.
Nós que fazemos parte do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios em Alagoas, repudiamos mais essa decisão absurda por parte da ECT, que sem dúvida afetará a qualidade do atendimento à população, acarretando não somente prejuízos financeiros aos colegas, mas também causando graves consequências para a saúde mental dos mesmos, que continuam submetidos a um ambiente de trabalho cada vez mais desgastante.