20/02/2025
Na manhã de hoje o Sintect-AL realizou uma assembleia em frente ao Edifício Sede, no Bairro do Farol, conforme edital de chamamento divulgado na semana passada.
Durante o evento, que teve a participação não somente dos trabalhadores do CDD/Farol, mas também de outras unidades de Alagoas. Além disso, estiveram presentes o Presidente da CUT/AL Luciano Santos e o Presidente do SinteAL Izael Ribeiro, que deram um grande apoio ao movimento.
Na assembleia, ficou esclarecido que, apesar da falta de interesse por parte da Superintendência Regional em relação ao impasse do fechamento do respectivo setor de distribuição, a pressão da categoria, juntamente com a habilidade do presidente Alysson Guerreiro e de toda diretoria, fez com que um canal de diálogo fosse aberto junto a Brasília.
Segundo Alysson, representantes da empresa no Distrito Federal, fizeram uma proposta de abrir negociação direta com o setor responsável e se comprometeram em ouvir os trabalhadores antes de tomar qualquer decisão. A proposta só se validaria, caso a categoria não aderisse a movimento de paralização. Diante disso, os trabalhadores e trabalhadoras aceitaram o proposta, suspenderam o movimenti, mas o estado de greve ficou mantido
Os trabalhadores dos Correios já foram muito massacrados nos últimos anos e a expectativa era de que, com a mudança de governo, houvesse alterações na postura dos seus gestores, especificamente da Superintendência Regional de Alagoas que em nenhum momento dialogou com os principais interessados (trabalhadores do CDD/Farol).
A retomada da negociação sinaliza uma disposição de Brasília para um diálogo que possa chegar numa proposta que não prejudique os companheiros e companheiras do setor. Mas é preciso continuarmos atentos, pressionando quando necessário e caso não haja avanços, realizarmos novas mobilizações.