14/03/2025
No dia de ontem, presentes em Brasília para participar do 30º CONSIN da Fentect, os Diretores Sindicais André Moreira (AL) e Antônio Lira (PE) aproveitaram o momento e conseguiram uma reunião com o Ministro dos Transportes, Renan Filho.
Os sindicalistas trataram com o Ministro, dentre outros assuntos, sobre a Lei 14.744/23. A referida Lei estabelece que os órgãos e entidades do governo federal/estadual/municipal devem contratar diretamente os Correios para prestação de serviços postais não exclusivos, como recebimento, transporte, expedição, entrega de documentos impressos, coleta,envio e entraga de encomendas, etc.
Após os representantes dos trabalhadores defenderem a aplicação da Lei na prática, o Ministro sugeriu fazer intercâmbio entre o Presidente dos Correios, SE/AL, juntamente com o Sindicato de Alagoas, para verificar a viabilidade de projetos que já existam no estado para utilizar os Correios como operador logístico, observando a viabilidade quanto a preço e transportes.
O Ministro se mostrou totalmente favorável que a logística seja feita pelos Correios, tanto que pretende elaborar um projeto piloto no seu ministério, reforçando o apoio em todo o governo federal.
Foi conversado também sobre a possibilidade de se estabelecer um Centro Logístico em Alagoas, como já existe projeto e terreno para isso. Mesmo o Ministro citando a existência do Hub dos Correios no RN, que deve começar a operar em Junho, o companheiro André Moreira ressaltou a importância de Alagoas ter esse centro logístico porque vai viabilizar mais empregos e negócios para o nosso estado.
Na atual situação, entendemos ser fundamental implementar na prática essa Lei, não apenas para fortalecer os Correios como um serviço estatal, permitindo aprimoramentos em sua estrutura e investimentos necessários, mas também para conferir maior segurança postal, assegurando que os serviços essenciais de correspondência e entregas sejam mantidos de forma eficiente, o que é de extrema importância para a população brasileira. A ampliação da atuação dos Correios no âmbito dos órgãos públicos, consolidará a empresa como peça-chave na logística do país e garantindo o cumprimento de suas responsabilidades com eficácia.