27/08/2025
No dia de hoje aconteceu um ato público em frente ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI), na esplanada dos ministérios em Brasília, com a participação de vários sindicalistas do país. Representando Alagoas estão o Presidente do Sintect-AL, Alysson Guerreiro e o Diretor André Moreira.
O objetivo do ato foi fazer um protesto pacífico contra a intervenção nas negociações salariais nos Correios e em outras estatais.Apesar do impedimento inicial da Polícia do DF em se colocar o carro de som, os representantes dos trabalhadores conseguiram fazer o ato (sem o auxílio do principal instrumento sonoro).
O protesto também teve o objetivo de denunciar a falta de autonomia alegada pela direção dos Correios, que suspendeu as negociações da Campanha Salarial 2025, alegando não ter poder para decidir sobre qualquer cláusula. A empresa se esconde atrás da CGPAR 52 e do SEST, recusando-se a discutir nossas pautas e a buscar soluções concretas para quem mantém os Correios funcionando todos os dias.
Logo após o ato, um grupo de Sindicalistas foram recebidos pelo Assessor da Ministra Ester Dweck, Egberto Silva. Segundo o Presidente do Sintect-AL, Alysson Guerreiro, que participou da reunião, a assessoria da Ministra ouviu as demandas e disse que iria trabalhar para destravar as negociações nos Correios. "Segundo ele, o responsável do SEST não tem esse poder de travar a negociação, portanto, está existindo uma contradição entre a gestão dos Correios e o Ministério", afirmou Guerreiro.
O Comando Nacional e os trabalhadores exigem negociações imediatas com representantes que tenham poder real de decisão e orientam sindicatos e trabalhadores a intensificarem a mobilização.