28/08/2025
Aconteceu ontem, na Câmara dos Deputados em Brasília, o seminário "Em Defesa dos Correios", que reuniu parlamentares, representantes sindicais e especialistas para discutir a importância dos Correios como empresa pública.
A condução dos trabalhos foi realizada pelo presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Correios, deputado Leonardo Monteiro (PT/MG), e contou com a presença dos parlamentares Airton Faleiro (PT/PA), Erika Kokay (PT/DF), Zé Neto (PT/BA), Duda Salabert (PDT/MG), Paulão (PT/AL) e Tadeu Veneri (PT/PR), além de representantes dos sindicatos, Dieese, CUT e outras lideranças.
Representando os trabalhadores ecetistas de Alagoas, se fizeram presentes os companheiros Alysson Guerreiro e André Moreira. Em sua fala, o companheiro André ressaltou que a luta incansável e sem trégua pela nossa empresa nos leva a todos os lugares da capital do nosso Brasil, reforçando a verdade sobre a situação dos Correios e para mostrar tanto a viabilidade da recuperação dessa empresa grandiosa, em todos os seus números, como na importância dela para a sociedade brasileira. "Em todo seu passado até os dias atuais, os Correios sempre se mostrou forte, imponente e solidário com o povo brasileiro e continuará sendo, pois esse é seu único futuro possível em um país em que essa empresa que contribui , e muito, para a soberania nacional.", reforçou André.
Também aconteceu a participação do advogado Alexandre Lindoso, que alertou para os riscos da pejotização, reafirmando que o Correios é patrimônio do povo brasileiro e precisa seguir público, forte e universal.
O foco foi combater a privatização, destacando o papel social dos Correios, especialmente nas regiões mais remotas do país. Também foram abordados temas como precarização do trabalho, qualidade dos serviços e a necessidade urgente de investimentos.
A defesa da universalização postal e o fortalecimento da empresa pública foram pontos centrais das falas. O evento reforçou o apoio político à causa.